Senadores Styvenson Valentim, Rodrigo Pacheco, Jorge Kajuru e Eduardo Girão. Foto: Divulgação/Redes Sociais.

Senadores entregaram nesta sexta-feira (26) ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), pedido de processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolado por um jornalista da CNN Brasil.

O senador cearense Eduardo Girão (PODEMOS) esteve presente acompanhado de outros dois colegas, Jorge Kajuru (Cidadania/GO) e Styvenson Valentim (PODEMOS/RN).
Esperamos que, com a mobilização crescente e pacífica dos cidadãos de bem, a Casa Revisora da República não engavete monocraticamente o pedido como tantos outros em gestões de ex-Presidentes da instituição. Somente os senadores têm a prerrogativa para investigar ministros da Suprema Corte. Continuaremos reivindicando junto ao Presidente do Senado para que paute os pedidos de impeachment o quanto antes pois a maior crise que vivemos é a crise ética, a crise moral. A partir desse manifesto da sociedade civil organizada acredito que o pedido de investigação ganhará força e o Senado deverá trazer uma resposta à sociedade acabando com esse círculo vicioso em que um Poder protege o outro” – Eduardo Girão.
Senador Girão disse ouvir de Pacheco ser favorável ao fim do foro privilegiado e de uma Reforma no Sistema Judiciário brasileiro.
CPI da Lava-Toga
Em alguns seus discursos no Senado, Eduardo Girão já demonstrou ser um dos ferrenhos defensores da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações e decisões dos ministros dos tribunais superiores, em especial do Supremo Tribunal Federal: a chamada CPI da Lava-Toga.