Eduardo Girão postou foto ao lado do colega senador que esteve em Fortaleza no ano passado. Foto: Reprodução/Instagram.

Os senadores cearenses lamentaram nesta quinta-feira (18) a morte do senador Major Olimpio (PSL-SP), terceiro senador da República a morrer de Covid-19 em menos de 6 meses.

Cid Ferreira Gomes (PDT) se solidarizou com a família e criticou o Governo Federal. “A pandemia agravada pela irresponsabilidade do governo continua a acumular mortos. Hoje morreu o Senador Major Olimpio. Era meu colega e um parlamentar atuante e muito ativo na defesa do que acreditava. Lamento e me solidarizo com família dele nessa hora de muita dor”, postou Cid em uma rede social.

Cid aproveitou para cobrar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa investigar a condução do presidente Bolsonaro (sem partido) no combate à pandemia do coronavírus. “Quantas pessoas precisarão morrer para ser instalada a CPI da COVID no Senado Federal? Os requisitos legais já foram preenchidos. O descaso de Bolsonaro precisa parar. O Congresso não pode ser cúmplice desse genocídio”, completou em outra postagem.

Homem de princípios

Tasso ao lado do senador Major Olímpio. Foto: Reprodução/Instagram.

Para Tasso Jereissati (PSDB), Olimpio era um homem de princípios e ideais.

“Aprendi a admirar mais ainda o nosso já inesquecível Major Olímpio a partir de nossa relação como colegas no Senado Federal. Homem de princípios, ele nos deixa como lição a importância de nos mantermos íntegros e firmes nos nossos ideais, colocando o interesse da coletividade acima dos nossos próprios. Atrás daquele vozeirão havia um homem incrivelmente bom. Nossa solidariedade aos familiares, enaltecendo sempre o grande cidadão e ser humano que foi o Major Olímpio”, postou o senador.

Homem de bem

Já Eduardo Girão (PODEMOS) fez um longo texto de despedida ao colega. “Seu radiante amor por esta nação contagiava e inspirava qualquer um! Estivemos juntos no Senado, desde o início da legislatura, em muitas causas em favor da Ética e da verdade enfrentando de frente a corrupção e a impunidade. Incrível a sua personalidade querida. Uma vida pautada na coragem, coerência e retidão”, afirmou.

Girão lembrou de batalhas travadas ao lado de Olimpio. “Atuamos junto no @mudasenado, movimento que ele foi um dos principais entusiastas desde a fundação. Enchia o coração de esperança quando falava do “Muda”, maneira carinhosa que ele se referia ao grupo suprapartidário e independente que reunia parlamentares de correntes ideológicas distintas, mas que abraçavam pautas em comum em favor do país. Em todas iniciativas com esses princípios e valores, ele era um dos primeiros a assinar. Requerimentos de CPI da lava Toga, impeachment de Ministros do STF, prisão em 2 instância, fim do foro privilegiado e medidas austeras para o Senado e demais poderes são apenas alguns exemplos do engajamento desse aliado da primeira hora”, lembrou.

O senador do Podemos disse ainda da vinda de Major Olimpio ao Ceará para ajudar a sanar o problema do motim da polícia, em pleno período carnavalesco do ano passado. “Olímpio também sempre foi um “paizão” no quesito amizade e desprendimento. Um exemplo memorável de parceria impar desse ser humano ímpar foi no ano passado, quando em pleno período de Carnaval, se colocou à minha disposição para ajudar a debelar a crise na segurança pública que afligia os cearenses. Acertou sua ida ao Ceará comigo em plenário. Foi à SP no mesmo dia, e, na noite seguinte, já estava em Fortaleza. Sua presença em nossa capital fez a diferença para um desfecho feliz da situação poucos dias depois. Serei eternamente grato ao seu importantíssimo apoio naquele momento difícil”, agradeceu.