Anúncio foi feito pelo vereador Antônio Henrique, durante sessão nesta quarta-feira (10). Foto: Reprodução/Youtube.

Durante sessão virtual, na manhã desta quarta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), anunciou que o prefeito Sarto deve sancionar, nesta quinta-feira (11), leis tornando igrejas e templos religiosos, além de academias de ginástica e congêneres, como atividades essenciais. O chefe do Poder Executivo, porém, teria 30 dias para regulamentar a legislação.

Atualmente, tanto igrejas quanto academias de ginástica estão proibidas de funcionar de forma presencial, de acordo com decreto de isolamento social mais rígido, publicado pelo governador Camilo Santana na semana passada.

No entanto, setores religiosos e representantes das empresas de atividades físicas estão pressionando para que as propostas, aprovadas ainda em fevereiro pelos vereadores de Fortaleza, tenham validade logo.

Vereador Danilo Lopes (Podemos) afirmou que um grupo técnico deveria ser formado para tratar do tema ligado às atividades físicas. Ele é autor da proposta que torna academias de ginástica como atividades essenciais.

“O projeto vai ser sancionado pelo prefeito Sarto amanhã, assim como o projeto que torna as igrejas como atividades essenciais, que foi uma luta da Câmara Municipal, através de uma iniciativa do vereador Ronaldo Martins”, disse o vereador Antônio Henrique.