Pastor da Igreja Universal, Ronaldo Martins defende os templos como atividade essencial durante a pandamia. Foto: Miguel Martins.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, sancionou, nesta quinta-feira (11), os projetos de Lei que tornam academias de ginástica e igrejas como atividades essenciais no período de calamidade pública.

Apesar da sanção, o chefe do Executivo municipal tem um prazo de 30 dias para regulamentar as normas, autorizando que tipo de protocolos cada equipamento terá que adotar no enfrentamento à proliferação da Covid-19 na Capital cearense.

Os projetos foram aprovados, em primeira discussão, ainda no mês de fevereiro, pelos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza. As propostas são de autoria de Danilo Lopes (Podemos) e Ronaldo Martins (Republicanos), ambos membros da bancada de oposição ao Governo do prefeito Sarto.

Em justificativa, Ronaldo Martins destaca que igrejas e templos religiosos de todas as crenças são locais que acolhem pessoas, tratando de questões de ordem física e espiritual.

Danilo Lopes, por sua vez, destaca que a atividade física contribui para manutenção da imunidade biológica.