“Somos prefeitos do Brasil e precisamos de ajuda”. Foto: Reprodução YouTube.

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade que representa municípios acima de 80 mil habitantes e regiões metropolitanas, publicou nesta segunda-feira (29) um vídeo em que oito prefeitos de grandes cidades brasileiras pedem ajuda internacional para o combate à Covid-19, dentre eles o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Com legenda em inglês, os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Gean Loureiro (Florianópolis), Bruno Reis (Salvador), Edmilson Rodrigues (Belém), José Sarto (Fortaleza), Raquel Lyra (Caruaru), Paula Mascarenhas (Pelotas) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro), além do presidente da entidade, Jonas Donizete.

O vídeo começa com todos afirmando: “Somos prefeitos do Brasil e precisamos de ajuda”. Na sequência, os chefes dos executivos municipais revezam-se na fala, onde afirmam viver a maior crise sanitária e humanitária da história do país. Eles afirmam estar atrasados em relação à vacinação e vivendo um colapso não apenas no sistema de saúde, mas também no turismo, na economia e na vida dos brasileiros. “A falta de insumos em todos os municípios nos torna um grande epicentro da pandemia, com milhares de mortes por dia”, afirmam.

Sarto afirma que a capital cearense precisa de ajuda. Foto: Reprodução.

Em uma crítica velada ao Governo Federal, os prefeitos reclamam do que chamam de ‘fortes barreiras para proteger de forma adequada a população’. “Acreditamos que com a ajuda de outras nações, podemos disponibilizar leitos, medicamentos, testagem gratuita, vacinas, oxigênio, auxílio às populações mais vulneráveis. Acreditamos na ciência e precisamos de mais vacinas”, afirmam em uníssono.

Os prefeitos afirmam que a vacinação é a principal forma de proteção. “Quanto maior a população vacinada, menores os riscos. Somos nós, prefeitos, os responsáveis por vacinar a população dos nossos municípios. Por isso, estamos unidos pedido socorro”, afirmam, defendendo na sequência as medidas de isolamento que vêm sendo tomadas.

O vídeo se encerra com cada chefe do executivo municipal afirmando que sua cidade precisa de ajuda. “Fortaleza precisa de ajuda”, afirma José Sarto. Nas redes sociais, Sarto repostou o vídeo com a seguinte legenda: “Somos prefeitos do Brasil e estamos unidos para buscar todo o apoio necessário, proteger a população e salvar vidas!“.