O presidente Jair Bolsonaro tem até meados de abril para sancionar ou não a LOA. Foto: Reprodução/Erwin Wodicka.

O relator-geral da proposta do Orçamento da União deste ano, senador Marcio Bittar (MDB/AC), anunciou que cancelará R$ 10 bilhões em emendas tão logo o texto seja sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

“As programações que serão canceladas referem-se às solicitadas pelo próprio Executivo, alocados em áreas de infraestrutura, desenvolvimento regional, cidadania, Justiça, agricultura, turismo e ciência e tecnologia”, disse.

Após acordo chancelado pelo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB/TO), a proposta orçamentária foi aprovada na quinta-feira (25). O presidente Jair Bolsonaro tem até meados de abril para sancioná-la ou não.

Nesta quarta-feira (31), o relator-geral disse que a decisão foi tomada após reflexões entre lideranças e as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. O texto aprovado vinha recebendo várias críticas de parlamentares.

Entre outros, os principais questionamentos envolvem o corte de R$ 13,5 bilhões em despesas obrigatórias e outros gastos subestimados. Para analistas, o dia a dia da administração pública poderá ser afetado pela falta de dinheiro.

Fonte: Câmara dos Deputados.