Acrísio Sena é o autor da proposta. Foto: ALECE.

Com intuito de incentivar a apicultura no Estado do Ceará, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) deu entrada, na Assembleia Legislativa, em projeto que institui a Política para o Desenvolvimento Estadual da Apicultura, o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura (PROAPIS) e a Rede Cearense de Apicultura.

O documento estabelece bases técnicas, objetivos, metas e instrumentos para o crescimento e a estruturação da atividade apícola no Ceará, mediante a integração com o meio ambiente, o desenvolvimento e inovação tecnológica, a comercialização, a integração com outros setores e a geração de emprego e renda.

“Na verdade, não é apenas o mel, mas também o própolis, o pólen, a cera e outros produtos. O Ceará lidera o Nordeste na produção de mel e é o sexto maior produtor brasileiro voltado para as exportações”, explicou o deputado.

Para o petista, o projeto pode ser o grande responsável para fomentar a apicultura no Estado do Ceará.

“O Ceará tem um imenso potencial apícola. A atividade está presente em 80% dos municípios. Depois de meses fazendo várias reuniões com produtores de diversas regiões, chegamos a um projeto que quer, essencialmente, organizar a produção e a comercialização, fazendo com que o Estado assuma novamente uma posições destaque no cenário nacional”, afirmou Acrísio.