Augusta Brito quer alertar sobre os perigos da doença. Foto: Assembleia Legislativa do Ceará.

Apresentado pela deputada Augusta Brito (PCdoB), o Projeto de Lei (PL) 84/2021 quer instituir a Semana Estadual do Hemofílico no Ceará, sendo 10 de abril declarado como Dia Estadual do Hemofílico no Estado.

A proposta deseja difundir informações sobre a hemofilia, conscientizar a sociedade e esclarecer sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

O Governo do Ceará poderá realizar, em parceria com movimentos sociais, bem como escolas e universidades, debates, palestras, campanhas, entre outras atividades que estejam em conformidade com o projeto.

A escolha da data, 10 de abril, está entre duas datas importantes na área da saúde: o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, e ao Dia Mundial da Hemofilia comemorado em 17 de abril.

“A hemofilia é uma doença predominantemente masculina que incapacita o organismo de coagular o sangue. Esta é genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. No Ceará, são quase mil pessoas diagnosticadas com hemofilia”, justifica a deputada no texto apresentado.