Projeto sugerido pela vereadora Larissa Gaspar. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

O Projeto de Lei (PL) 41/2017 quer instituir o “Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento de Águas” em Fortaleza. O texto é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT).

A proposta apresenta medidas necessárias à conservação, à redução do desperdício, e à utilização de fontes alternativas para a captação e o aproveitamento da águas em edificações, atentando para conscientização dos usuários sobre sua importância e sobre o volume dispensado, sem aproveitamento. As águas da chuva, por exemplo, serão reaproveitadas, bem como as de lagos artificiais e chafarizes de parques.

As novas edificações construídas, posterior à aprovação do projeto, viriam de modo a propiciar a sustentabilidade dos recursos hídricos, sem prejuízo aos moradores. As águas da chuva.

Larissa Gaspar também conservar os mananciais, em ações como a coleta e o tratamento de esgotos, assim evitando poluir córregos, rios e lagos. Ademais, a petista frisa que educação ambiental corrobora para a não poluição.

A vereadora baseou sua proposta em uma Lei Municipal de Porto Alegre/RS – 10.506/2008, que instituiu a mesma ideia em terras porto-alegrenses.