Guilherme Sampaio ao lado do ex-presidente Lula. Foto: Reprodução/Facebook.

Uma eventual candidatura do ex-presidente Lula na disputa eleitoral do próximo ano deve exercer influência em todas as siglas de esquerda do Brasil. É o que avalia o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio.

De acordo com ele, a elegibilidade do líder petista fortalece a sigla em todos os estados do Brasil para as eleições de 2022.

Em sua avaliação, Lula é a principal força contrária ao bolsonarismo no País. Segundo Guilherme, o retorno do ex-presidente para a disputa deve exercer influência, inclusive, sobre o engajamento da militância para além do PT.

“Atrai para a discussão forças políticas ao centro do espectro político que podem compor no projeto nacional ou local. É um fato político extremamente impactante no processo eleitoral de 2022”, afirmou.

Para o petista, porém, a relação PT e PDT fica prejudicada neste momento, principalmente, pela atitude “deselegante e mal educada” do ex-ministro Ciro Gomes quanto ao retorno de Lula para a disputa eleitoral.  “Isso é um obstáculo muito forte ao diálogo entre esses partidos que deveriam conversar nacionalmente e construir pontes onde for possível”.

Ainda segundo o petista, Lula é o potencial candidato mais forte e competitivo do campo da esquerda. Porém, de acordo com ele, no primeiro turno da campanha do próximo ano serão construídas diferentes candidaturas a presidente da República, havendo possibilidade de união em um segundo momento.

Fortaleza

No caso da disputa ao Governo do Estado, vai depender da capacidade de diálogo em âmbito nacional. Guilherme Sampaio afirma ainda que em Fortaleza o PT tem uma agenda distinta daquela proposta pela sigla pedetista, conforme ficou mais acentuada com a discussão sobre a  Reforma da Previdência municipal, em debate na Câmara de Vereadores.

“Isso, porém, não impedirá nossas convergências, em que o PT tem dado total apoio às medidas da Prefeitura contra a Covid, em sintonia com o Estado, em relação ao combate ao negacionismo, ao enfrentamento à uma oposição bolsonarista que atua de forma oportunista”, frisou.