A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira é a terceira mulher a presidir o TJCE. Foto: Reprodução/TJCE.

A participação feminina no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aumentou 250% no período de 20 anos. Em 2001, quando findava a Gestão da desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, primeira mulher a presidir o Judiciário estadual, o Pleno tinha quatro desembargadoras.

Hoje, são 14, coincidentemente na Administração da terceira magistrada que se torna presidente do TJCE, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Em 2001, Águeda Passos, Huguette Braquehais, Gizela Nunes da Costa e Maria Celeste Thomaz de Aragão, representavam 17,4% da composição do Pleno (4 de 23 cargos). Passados 20 anos, elas são 32,5%, ou seja, 14 de 43 assentos. O crescimento em pontos percentuais é de 15,1.

Atualmente, as desembargadoras Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Maria Iracema Martins do Vale, Vera Lúcia Correia Lima, Francisca Adelineide Viana, Maria Iraneide Moura Silva, Maria Vilauba Fausto Lopes, Lisete de Sousa Gadelha, Maria Edna Martins, Tereze Neumann Duarte Chaves, Maria de Fátima de Melo Loureiro, Lígia Andrade de Alencar Magalhães, Lira Ramos de Oliveira, Marlúcia de Araújo Bezerra e Maria do Livramento Alves Magalhães, colocam o TJCE no segundo lugar em participação feminina entre os nove Tribunais de Justiça do Nordeste. O primeiro colocado é o TJBA, com 29 mulheres de 61 cargos.

A força da mulher se mostra cada vez mais evidente no Judiciário do Ceará. Entre magistradas, servidoras, cedidas, estagiárias e terceirizadas, são 55% de todos os profissionais em atuação.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará.