Dirigente acredita que Camilo será candidato a senador e PT apoiará um nome do PDT ao Governo do Estado. Foto: Divulgação.

O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o “Conim”, acredita que o ex-presidente Lula, sendo elegível para o pleito do próximo ano, será um elemento importante no palanque estadual. De acordo com ele, o presidenciável Ciro Gomes, do PDT, tende a perder força com a consolidação de uma candidatura petista à Presidência da República.

Conim participou, na manhã deste sábado (13), de seminário com todos os membros do Partido dos Trabalhadores no Nordeste. Dirigentes partidários, deputados, vereadores e até governadores participaram do encontro proposto pela presidente nacional da legenda, a deputada federal Gleisi Hoffman, e aconteceu de forma virtual.

“A gente continua tocando o nosso projeto. Mas nesse momento o Lula vai ser um elemento importante no palanque do Ceará, um elemento a mais a ser considerado. A polarização do País vai ser reproduzida no Estado, sendo nós contra o Bolsonaro. Nesse aspecto, o Ciro deve perder força”, avalia Conim.

Conforme informou, é preciso preparar o partido para os diálogos futuros, inclusive, com a participação de Lula, que deve articular uma frente ampla contra o bolsonarismo. De acordo com ele, caso Ciro Gomes se coloque como candidato a presidente pelo PDT, os petistas esperam que ele “diminua a agressividade para estarmos ao menos juntos no segundo turno”.

A nível de Ceará, Conim acredita na possibilidade de apenas dois palanques: um formado com o apoio de pedetistas e petistas e o outro constituído de forças favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. “Se o Camilo for candidato a senador, será nosso candidato. O PDT indica o candidato a governador. Assim sendo, nossa presença na chapa estaria resolvida e cuidaríamos apenas das chapas proporcionais”, disse.

Segundo ele, desde o pronunciamento do ex-presidente Lula, muitos pedidos de filiação foram feitos no decorrer da semana, alguns, inclusive, com potencial para disputa proporcional no próximo ano. O dirigente ressaltou, ainda, que em Fortaleza, apensar de o PT municipal ter escolhido pela oposição, a sigla petista votou no prefeito Sarto no segundo turno.

Visitas

Ele destacou, ainda, o fato de o ex-presidente Lula ter sido vacinado neste sábado (13). Após a segunda dose do imunizante, o líder petista deve iniciar uma série de visitas a estados brasileiros, visando um diálogo mais próximo com dirigentes partidários e políticos de cada Estado.

Governadores ausentes

O seminário dos dirigentes do PT do Nordeste aconteceu durante toda a manhã deste sábado (13). De acordo com Conim, os quatro governadores petistas foram convidados, mas no momento do encontro estavam em reunião do Consórcio Nordeste onde discutiam a aquisição da vacina russa Sputnik.