Foto: Reprodução.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia com o objetivo de que fossem apresentadas ações para garantir o acesso ao ensino durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

O encontro virtual contou com a presença da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije) do MPCE, procuradora de Justiça Elizabeth Almeida; de pedagogas da equipe técnica do Centro; e da titular da 13ª Promotoria de Justiça de Caucaia, promotora de Justiça Camila Leitão. Na ocasião, a equipe técnica do Caopije reforçou a necessidade do diagnóstico da educação em 2020 e do acompanhamento dos planos de 2021 que devem considerar aspectos sanitários, pedagógicos e intersetoriais.

Para o Caopije, a retomada das aulas presenciais demanda uma constante análise dos cenários intra e extraescolar, bem como uma preparação cuidadosa e um monitoramento regular.

Na reunião, também foi ressaltado que, mediante a construção local de planos de reabertura de escolas, com ênfase na biossegurança e vigilância em saúde, as instituições de ensino sejam submetidas a processos periódicos de inspeção sanitária, coordenados pelas equipes da Vigilância Sanitária local.

Os representantes do MPCE enfatizaram, ainda, que as ações necessárias para a retomada segura das aulas presenciais passam por ações contínuas, num movimento circular constante de aprimoramento, integração e monitoramento.

No final da reunião, a 13ª Promotoria de Justiça de Caucaia solicitou que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia encaminhasse Plano Atualizado de Retorno às Aulas Presenciais referente ao ano de 2021, devendo ser detalhadas todas as diretrizes, eixos e cronograma de execução das atividades, além de que informasse acerca dos critérios para distribuição dos tablets e chips adquiridos para auxiliarem os alunos no ensino remoto.

Fonte: site do MPCE.