Imagem: postagem no twitter do senador Cid Gomes (PDT).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, divulgou nota de pesar em nome da Presidência da Casa, em virtude do falecimento, nesta quinta-feira (18), do senador Major Olimpio (PSL-SP), vítima da Covid-19, e decretou luto de 24 horas.

A Câmara dos Deputados fez 1 minuto de silêncio, durante a sessão do Plenário desta quinta-feira (18), pela morte do senador Major Olimpio (PSL/SP), vítima do novo coronavírus (Covid-19).

A homenagem foi feita a pedido do deputado Coronel Tadeu (PSL/SP).

“Major Olimpio foi deputado desta Casa de 2015 a 2018, fez uma carreira brilhante na Polícia Militar de São Paulo, e faço esse anúncio com pesar até pela proximidade que tinha com ele”, disse o deputado.

Sérgio Olimpio Gomes tinha 58 anos e morre em um hospital particular de São Paulo. Ele estava internado desde o início de março devido a complicações no quadro de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

Em suas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), também lamentou a morte do senador. “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do senador Major Olimpio na tarde desta quinta-feira. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou.

Discursos

No Plenário, deputados de vários partidos lamentaram a morte do senador. “Mais uma vida que se vai pela Covid-19 e tenho certeza de que o Major Olimpio estaria também lutando para que consigamos enfrentar esse desafio”, disse o deputado Neucimar Fraga (PSD/ES), que defendeu investimentos no setor de biotecnologia para que o Brasil fabrique seus próprios insumos para fabricar vacinas.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) também lamentou a morte do senador, mas atribuiu a grande quantidade de mortes no Brasil à gestão da crise pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Soubemos de três senadores contaminados na mesma semana e, agora, temos uma morte de nosso colega, jovem ainda”, disse.

Votação

Como estava em andamento a votação de requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 3292/20, sobre compra de leite para merenda escolar, que causou polêmica por sua inclusão extra-pauta, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) pediu o cancelamento da votação.

A deputada Celina Leão (PP/DF), que presidia a sessão, indeferiu o pedido e validou a votação do requerimento, encerrando a Ordem do Dia. Depois de alguns deputados se manifestarem quanto à morte do senador, foi encerrada a sessão.

Celina lembrou que o encerramento da sessão “foi uma deferência ao senador, que lutou bravamente contra a doença”.

Com informações da Câmara dos Deputados.