Foto: Cristiano Costa/Fecomércio-DF.

O ex-deputado federal Aécio de Borba Vasconcelos faleceu em Fortaleza nesta quarta-feira (24) aos 89 anos de parada cardíaca. Nascido em 6 de abril de 1931, Aécio de Borba, foi advogado, jornalista, professor, empresário e dirigente esportivo de futsal.

Entrou na vida política como Vice-prefeito da Capital, filiado ao PL, no período de 1959 a 1963. Depois elegeu-se deputado estadual no mandato 1963 a 1967 e encerrou a vida político-partidária como deputado federal.

Era amigo pessoal do ex-governador Virgílio Távora, sendo secretário de Planejamento em uma das administração de Virgílio, que o queria candidato a governador do Ceará em 1982, mas o escolhido foi o economista, ex-governador Gonzaga Mota.

Aécio chegou à Câmara dos Deputados para o primeiro mandato de 1983-1987. Foi deputado constituinte de 1987 a 1991. Continuou para mais uma legislativa de 1991 a1995 e novamente em 1997-1998.

Na Câmara Federal foi Vice-líder da bancada do PDS (1988-1993) e Vice-líder da bancada do PPR (1993-1994).

Chegou ainda a assumir mais uma vez o mandato de deputado federal, como suplente, em 16 de julho de 1997 e afastou-se em 2 de abril de 1998.

Repercussão

O governador do Ceará, Camilo Santana, se manifestou assim sobre a morte de Aécio de Borba: “Recebi com pesar a notícia da morte do ex-deputado federal, estadual e ex-vice-prefeito de Fortaleza, Aécio de Borba. Além de sua trajetória na política, Aécio foi ainda um dos principais nomes do esporte cearense e fundador da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS)”

Roberto Cláudio, Aécio de Borba e Ciro Gomes. Foto: Reprodução/Facebook.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse sobre Aécio: “Quero me associar ao sentimento de perda que teve o Estado do Ceará, com a partida do ex-deputado federal, ex-secretário do Estado, engenheiro e desportista, Aécio de Borba. Ainda no ano passado, estivemos juntos na reinauguração do Ginásio Poliesportivo, que leva seu nome, no bairro do Benfica. Um homem público com extensa folha de serviços prestados ao Ceará e ao País. Foi pioneiro na organização e estrumação do Futsal no Brasil. Aos familiares e amigos de Aécio, a nossa solidariedade e as nossas orações”.

Nota da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS):

“É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Ex-Presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o Dr. Aécio de Borba Vasconcelos, na data de hoje (24/03/2021). Nascido em Fortaleza, Ceará, no 6 de abril de 1931, o Ex-Presidente Aécio ficou à frente da instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. Aécio foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). Seu falecimento se deu devido a causas naturais, o Presidente da CBFS, Marcos Madeira, decreta Luto Oficial de 03 (três) dias, e em nome da instituição estende as mais sinceras condolências à família e amigos do Ex-Presidente”.

A Associação Cearense de Imprensa (ACI), por meio de nota oficial, lamentou a morte de Aécio de Borba Vasconcelos.

Confira a nota:

“Com muito pesar, a diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI) informa o falecimento do sócio Aécio de Borba Vasconcelos, ocorrido na manhã de hoje (24/03). Ele era sócio da entidade desde 1958. Devido às restrições da pandemia, o velório e sepultamento serão restritos aos familiares.

Aécio foi vítima de parada cardíaca. Estava internado com problemas renais, teve quadro agravado e, infelizmente, não resistiu.

Em sua trajetória, foi presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e atuou como vice-prefeito de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal, participando da Assembleia Nacional Constituinte.

“O Ceará perde hoje um homem público de grande dimensão e que atuou em frentes distintas, inclusive como jornalista, tendo sido sócio da Associação Cearense de Imprensa por 63 ano. Com intensa atuação na política estadual entre as décadas de 1960 e 1990, foi secretário de Estado, deputado federal e estadual, bem como vice-prefeito de Fortaleza. Que Deus esteja com seus familiares e amigos neste momento de luto”, lamenta Salomão de Castro, presidente da ACI.”

Atividades Profissionais e Cargos Públicos de Aécio:

Diretor da Rádio Uirapuru de Fortaleza em 1964; Secretário de Planejamento em 1963-1966; Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio em 1965.

Atividades de Classe Associativas:

Presidente, Confederação Brasileira de Futebol de Salão, 1979-2001; Presidente, Lions Clube, Fortaleza, CE, 1989.