Primeira sessão extraordinária remota foi convocada pelo presidente da Casa, Antônio Henrique. Foto: Reprodução/Youtube.

A Câmara Municipal de Fortaleza retornou, na manhã desta quarta-feira (10), a realizar sessões de forma virtual, devido ao novo decreto de isolamento social mais rígido publicado pelo governador Camilo Santana na semana passada. Durante a sessão extraordinária, vereadores lamentaram que o debate tenha sido limitado, ficando restrito, principalmente, para a Ordem do Dia, momento de votação dos projetos.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) chegou a sugerir que durante as sessões remotas os parlamentares pudessem atender à rotina de pronunciamentos que são previstos nas sessões ordinárias, como o Grande Expediente e inscrições de fala. Segundo ele, o ideal seria que, eventualmente, para que as discussões ocorram de forma integral, alterando apenas para o funcionamento remoto.

Larisssa Gaspar (PT), por sua vez, solicitou a realização de audiências públicas e sessões solenes em modo virtual, a exemplo do que já acontece em outros parlamentos. Durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (10), o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), afirmou que os trabalhos estavam sendo regidos por Resolução que restringe as atividades para votações das matérias. “A gente pode abrir alguns espaços, mas essa não é a recomendação”, disse.

Ele afirmou que vai analisar a solicitação de Larissa Gaspar e pode levar para a reunião do Colégio de Líderes, que deve acontecer na próxima segunda-feira (15). O vereador Adail Júnior (PDT) lembrou que as sessões virtuais ocorrem de forma extraordinária, sendo vetada a realização do Grande Expediente, com Explicações Pessoais ou Pinga Fogo.