Antônio Henrique é autor de duas propostas, uma delas prejudicada. Foto: CMFor.

O secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o “Dr. Cabeto”, deve ser homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza pelos serviços prestados à população durante o período de pandemia do novo coronavírus no Estado.

O gestor tem sido uma das principais autoridades no combate à Covid-19, ao lado do governador Camilo Santana, principalmente, na coordenação do comitê de enfrentamento à doença.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), apresentou duas propostas de homenagem a Cabeto. Uma delas, subscrita por muitos vereadores da Casa Legislativa, outorga a Medalha Dr. Periguary de Medeiros, que é maior comenda do Legislativo de Fortaleza para aquelas personalidades que atuam na área da Saúde.

Segundo Antônio Henrique, no primeiro ano de gestão à frente da Secretaria de Saúde do Ceará, Cabeto estabeleceu novos critérios para preenchimento de cargos nos consórcios de Saúde, a fim de garantir qualificação dos escolhidos e critérios técnicos. E tem sido o principal porta-voz do Governo durante a pandemia da Covid-19.

Antônio Henrique também quer conceder a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da Casa, a Cabeto. No entanto, o ex-vereador Idalmir Feitosa, em 2017, já havia aprovado proposta concedendo tal honraria ao médico, o que prejudicou as intenções do presidente da Casa Legislativa. O novo requerimento permitindo a outorga da medalha novamente, foi arquivado.