Presidente nacional do PTB destituiu Pedro Bezerra após o deputado federal votar favorável à prisão de Daniel Silveira (RJ). Foto: Divulgação.

O novo presidente do PTB Ceará, Fellipe Cavalcante, rebateu o posicionamento do presidente destituído da agremiação, o deputado federal Pedro Bezerra, que afirmou para o Blog do Edison Silva que não se alinharia ao posicionamento ideológico da nova direção do partido.

Fellipe afirmou que o partido se colocará contra o projeto liderado no Ceará pelos irmãos Cid e Ciro Gomes e favorável ao Governo do presidente Jair Bolsonaro, destacando ainda que Bezerra “afrontou” o regimento do grêmio.

PTB no Ceará passa a ter direção bolsonarista e vai para a oposição ao governo Camilo Santana

Destituído da presidência do PTB Ceará, Pedro Bezerra afirma que continuará aliado de Cid e Camilo

Em comunicado, Fellipe Cavalcante utilizou um dos bordões do presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, contra o deputado federal. “Desocupe a moita”, disse o novo dirigente da sigla.

“Sustento o compromisso do “NOVO PTB”, a mim e ao meu grupo, confiado pelo presidente nacional Roberto Jefferson, em sermos contrários ao atraso, a tragédia, ao descaso, a tirania, a morte, e ao continuísmo. Estamos unidos ao maior líder popular que chegou ao poder na república, eleito em 2018 pela maioria extraordinária do povo brasileiro: Jair Messias Bolsonaro”, escreveu o presidente estadual.

O dirigente apresenta uma série de atos estatutários que devem ser obedecidos pelos filiados do PTB e caso sejam descumpridos podem acarretar em advertência, suspensão e até expulsão. “Estão expostas às claras (como serão de agora em diante), as razões da insatisfação do ainda membro do NOVO PTB Ceará, enquadrando-o em várias afrontas ao regimento do partido, como foram apresentadas para todo o povo cearense”, diz Cavalcante.

Leia na íntegra o comunicado encaminhado por Fellipe Cavalcante ao Blog do Edison Silva:

“O NOVO PTB Ceará, por delegação do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, decidiu acompanhar a determinação da executiva nacional, exposta explicitamente no estatuto desta agremiação. Fator originário para uma transformação absoluta dos seus quadros de direção. É patente, e a legislação assim assevera, o instituto da fidelidade partidária enquanto pressuposto indispensável na construção da democracia representativa.

É parte indissolúvel e basilar do nosso estatuto partidário, o Titulo VIII que dispõe sobre FIDELIDADE E DA DISCIPLINA PARTIDÁRIA. Na Seção I – Da Advertência, Art. 112. Fica sujeito à medida de advertência o filiado que: I. Infringir os princípios programáticos e estatutário; III. Desrespeitar qualquer membro do partido, bem como faltar-lhe com a lealdade e urbanidade.

Erguendo os pilares do nosso estatuto, apresento a Seção II – Da Suspenção, Art. 113. Aplica-se a medida de suspensão ao filiado que: I. Reincidir nas faltas previstas no Art. 112; II. Desrespeitar a orientação política fixada pelo partido; III. Desobedecer às deliberações, decisões e resoluções dos órgãos partidários.

Consta também, sequenciando a lógica dos fatos geradores de penalidade, a Seção III – Da Expulsão com Cancelamento de Filiação, Art. 114. Aplica-se a medida de expulsão ao filiado que: I. Reincidir nas faltas previstas no Art. 113; II. Reincidir por mais de uma vez nas faltas previstas no Art. 112; VI. Aceitar incumbência de qualquer natureza promanada de outra agremiação partidária, salvo com expressa autorização da direção do PTB; VIII. Recusar o cumprimento da orientação política definida pelo partido ou faltar-lhe com a colaboração solicitada; XI. Fazer alianças políticas sem aprovação do PTB.

Ainda, da Seção IV – Da Destituição de Cargo Partidário, Art. 115. Aplica-se a medida de destituição de cargo partidário ao filiado que: III. Conduzir o partido contrariamente aos dispositivos estatutários e programáticos.
Aqui estão dispostas às razões e contrarrazões a serem cumpridas por todos os filiados e membros diretivos do “NOVO PTB”.

“Ele que não conte comigo para sua linha ideológica”, afirmou o ex-presidente destituído, Pedro Bezerra, ao Blog Edison Silva. Reitero aqui enquanto Presidente do PTB no Ceará, que nenhuma ideologia estará acima dos reais interesses e necessidades do povo do nosso amado Ceará. Se para o ex-presidente destituído, defender os valores da vida, do cristianismo, da justiça e da nação soberana, não estiverem em acordo com sua militância e objetivos públicos, o “NOVO PTB” realmente não é o local correto para o exercício da sua vida política.

Não satisfeito em desferir o primeiro ataque desmedido e covarde à esta presidência, recém e legitimamente empossada, segue o ex-presidente destituído, afirmando alinhamento automático no Ceará com o senador Cid Gomes e ao governador Camilo Santana.

Sustento o compromisso do “NOVO PTB”, a mim e ao meu grupo, confiado pelo presidente nacional Roberto Jefferson, em sermos contrários ao atraso, a tragédia, ao descaso, a tirania, a morte, e ao continuísmo. Estaremos sempre alinhados ao povo do Ceará contra as forças obscuras que governaram o nosso estado por 30 anos, retirando do nosso povo a possibilidade de falar, de se expressar, de exercer plenamente através da alternância de poder, sua total cidadania. Estamos unidos ao maior líder popular que chegou ao poder na república, eleito em 2018 pela maioria extraordinária do povo brasileiro: Jair Messias Bolsonaro.

Creio verdadeiramente, que sem pensar, ou ainda, sob o calor dos acontecimentos, proferiu a intempestiva e infeliz frase, o nosso ainda membro, ex-presidente destituído: “não sou bolsonarista e continuo aliado do governador Camilo Santana e do senador Cid Gomes. Pois reafirmo o apoio do PTB Ceará ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Desde já, sem vacilações. Porque assim entendeu a nossa executiva nacional. Garanto ao ex-presidente destituído que aqui, no “NOVO PTB” não viveremos o dilema que ele vive, entre apoiar Lula ou Ciro Gomes.

Estão expostas às claras (como serão de agora em diante), as razões da insatisfação do ainda membro do NOVO PTB Ceará, enquadrando-o em várias afrontas ao regimento do partido, como foram apresentadas para todo o povo cearense.

Nós temos lado. O lado do Brasil. Nós temos força. A força do povo brasileiro. Nós temos esperança. A esperança em Cristo para construirmos um novo tempo de diálogo, liberdade e democracia, que tanto faltaram a nós, povo cearense nos últimos 30 anos.

O sr. Pedro Bezerra afirma ainda que “O Roberto TINHA me deixado a vontade para trabalhar…” conjugou corretamente o verbo “ter”.

Finalizo citando um dos bordões do presidente nacional Roberto Jefferson: “DESOCUPE A MOITA!”.

Fortaleza, 25/03/2021
Fellipe Cavalcante – Presidente da Executiva Estadual do PTB no Ceará.”