Desde o último decreto do governador Camilo Santana, as academias estão fechadas. Foto: Divulgação.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) é o autor do projeto de Lei 107/2021, que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará visando a inclusão de academias de ginástica como serviço essencial no Estado, permitindo assim o funcionamento mesmo em tempos de medidas restritivas de combate à Covid-19.

Enquanto o projeto que visa incluir igrejas e templos religiosos também como serviço essencial segue travado nas comissões técnicas, esta nova propostas chega à Casa sob a alegação de que a abertura de academias será boa para a saúde mental dos frequentadores.

“No cenário atual de medo e tensão que todos estão vivenciando, qualquer atividade corporal, que venha amenizar a ansiedade provocada pelo Covid-19 é imprescindível”, alega o parlamentar autor da matéria.

Na justificativa do projeto, Walter Cavalcante cita um estudo realizado conjuntamente pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ouvindo 45.161 brasileiros, que afirma ter havido um aumento significativo de casos de depressão em decorrência da pandemia.

“Destaque-se que o comprometimento de todos é resguardar o nosso bem maior: a vida, logo, ao envidarmos esforços para inclusão de academias e congêneres no rol de atividades essenciais oxigenará a mente propiciando a todos bem estar social, corporal e, sobretudo, mental”, conclui o deputado.