O deputado estadual Guilherme Landim (PDT), líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará e presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, informa que já começou a coletar as assinaturas necessárias para protocolar pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a irregularidade no fornecimento de oxigênio medicinal por parte de empresas no Estado, que está provocando a falta em diversos municípios.

O requerimento da CPI foca mais especificamente a White Martins, gigante do ramo com larga produção de oxigênio no Estado.

Guilherme Landim é médico e preside a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Foto: Robério Lessa/Blog do Edison Silva.

O parlamentar afirmou ao Blog do Edison Silva já ter iniciado a articulação para conseguir as assinaturas de apoio.

“São muitas respostas que precisam ser respondidas pela White Martins, que tem a maior planta de produção de oxigênio do Brasil aqui no Estado do Ceará, e que se fala que 80% da sua produção está indo para a indústria”, afirmou o parlamentar.

Segundo dados da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), no momento em que a pandemia avança pelo País, com explosão de internações, 74 municípios do Ceará (40% do total) relatam “situação crítica” no abastecimento de oxigênio. Outras 10 cidades (5%) dizem estar em colapso pela falta de insumo.

Para Guilherme, são várias respostas que se espera da empresa. “Por que não canalizar essa produção agora toda para a saúde, nesse momento que nós estamos vivendo uma guerra para reestabelecer e normalizar o abastecimento do Estado? Por que não abrir a oportunidade de pequenos e médios distribuidores comprarem também da White Martins, para fazer essas distribuição agora, pois hoje só uma empresa faz essa distribuição?”, questionou o deputado, que destacou que, no atual momento da pandemia, não apenas o Poder Público deve buscar soluções.

“Nós queremos respostas e queremos também chamar essa empresa para junto desse problema grandioso que nós estamos vivendo, que precisa de ajuda de todos, do Poder Público mas também da iniciativa privada, na área da saúde em especial, para socorrer nossos irmãos cearenses”, concluiu.

Na sessão de terça-feira (23), a Assembleia Legislativa aprovou autorização para que o Governo do Ceará doe oxigênio aos municípios cearenses que têm tido problemas para conseguir a matéria-prima tão importante no tratamento de pacientes com Covid-19.