Acrísio Sena destaca a realidade de escassez de recursos na qual essas comunidades vivem. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) apresentou ofício ao secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, pedindo a inclusão das comunidades e povos ciganos e quilombolas na 1ª fase do Plano Estadual de Operacionalização de Vacinação.

Segundo o petista, muitas vezes a realidade dessas comunidades é a da falta de água, de habitabilidade, a questão do esgotamento sanitário, da saúde e da educação.

“O intuito é proteger estas populações, que, assim como os povos indígenas, possuem um histórico de estarem à margem de serviços básicos, como saúde, educação e saneamento, de acordo com a lei nº 14.021/2020, que regulamenta o combate à Covid-19 para os mais vulneráveis”, explicou o parlamentar.

Acrísio, que afirma acompanhar estas populações já há alguns anos, lembra que boa parte dessas comunidades sequer tem acesso à água potável, dificultando o efetivo distanciamento e isolamento social.

“Eu creio que a inclusão dessas populações no plano inicial de vacinação faz com que a gente traga um tratamento isonômico e possa, dentro das condições muitas vezes de situação de vulnerabilidade, trazer uma resposta à altura para salvar vidas dessas comunidades. Somente o acesso à vacina pode salvar estas vidas”, reforçou.