”Esse presidente da República inconsequente, irresponsável, despreparado precisa ter um alerta para que não cometa mais tais absurdos e fique repetidas vezes negando um mal que o mundo inteiro teme e reconhece”, defendeu, Cid Gomes (PDT-CE) durante a sessão na última terça-feira (2). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) voltou a criticar o negacionismo e a irresponsabilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, na gestão da pandemia no Brasil e pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que instale com urgência a CPI da Covid.

”Nosso sistema brasileiro de saúde está à beira de um colapso e não podemos mais assistir a isso de forma pacífica. Esse presidente da República inconsequente, irresponsável, despreparado precisa ter um alerta para que não cometa mais tais absurdos e fique repetidas vezes negando um mal que o mundo inteiro teme e reconhece”, defendeu, durante a sessão do Senado na última terça-feira (2).

Cid lembrou que o requerimento para a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) atende aos requisitos regimentais e que ”há um sentimento majoritário no Senado Federal pra que seja instalada de forma urgente a CPI”.

O objetivo da CPI é apurar ações e omissões do Governo Federal em relação à COVID-19, especialmente a falta de oxigênio no estado do Amazonas. ”O que aconteceu em Manaus é só a ponta do iceberg do que está acontecendo no Brasil”, ressaltou o parlamentar.

O senador mostrou-se ainda indignado com as aglomerações causadas por Bolsonaro, durante a visita ao Ceará, no último dia 26 de fevereiro. Segundo ele, no mesmo dia em que recebeu inúmeros apelos para a transferência de pacientes que necessitavam de um leito de UTI para não morrer, Bolsonaro promoveu aglomerações e desrespeitou as medidas sanitárias em vigor no Ceará. ”Achando pouco o que fez, ele ainda criticou autoridades estaduais que estão lutando de todas as formas pra evitar que esse vírus possa se espalhar”, lamentou.

Cid finalizou fazendo novamente um apelo a Rodrigo Pacheco e disse reconhecer sua serenidade e sua vontade de que o Senado tenha paz. No entanto, lembrou: ”os brasileiros não estão tendo paz com esse presidente da República inconsequente e irresponsável”.