Governador, prefeito de Fortaleza e Secretário estadual da Saúde têm atuado em consonância durante a pandemia. Foto: Ascom/Gov.CE.

Há exatamente um ano, o Município de Fortaleza confirmava os primeiros casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.  Desde então, mais de 12 mil cearenses perderam suas vidas em decorrência de complicações com a Covid-19.

Na manhã desta segunda-feira (15), o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Sarto, lamentaram o número de mortes e reafirmaram a necessidade de se manter os cuidados para evitar maior proliferação do vírus.

Camilo Santana informou a entrega de mais 23 leitos de terapia intensiva exclusivos para atender a pacientes com Covid-19 no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci. O governador disse ainda que, ao todo, mais de 3.600 leitos foram abertos pelo Governo do Estado, exclusivos para Covid, em Fortaleza e no interior, sendo 293 na semana passada.

“Há um ano, Fortaleza confirmava os primeiros casos de Covid-19. A partir de então, a pandemia modificou nossas rotinas, tirou parte do nosso convívio com familiares e amigos, nos causou perdas e muitas dores”, afirmou Sarto em suas redes sociais.

Segundo ele, a Prefeitura tem feito tudo o que é possível para vacinar os fortalezenses, ampliar a rede de atendimento hospitalar e fiscalizar o cumprimento dos decretos de isolamento. “Estamos também implantando medidas de proteção social, renda mínima e segurança alimentar para cuidar da gente mais vulnerável de nossa Fortaleza. E seguiremos firmes nesse propósito de fazer o que estiver ao nosso alcance para proteger a saúde dos fortalezenses e salvar vidas”, concluiu.

No mesmo sentido, Camilo Santana afirmou que vem travando “uma luta diária e incansável para salvar vidas e garantir assistência aos cearenses”. Ele agradeceu aos profissionais de saúde pela dedicação diária com os pacientes cearenses e reafirmou que a pandemia é grave e não se pode baixar a guarda.  “Essa luta só será vencida se todos colaborarem. Só saia de casa quando necessário, e sempre usando máscara”.