Presidente Bolsonaro em visita recente ao Ceará, quando se encontrou com alguns políticos do Estado. Foto: Divulgação.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro no Ceará têm se articulado e atuado em unidade com críticas a todas as recentes ações propostas pelo governador Camilo Santana (PT) no combate à pandemia do novo coronavírus.

Além dos constantes ataques às medidas adotadas pelo Governo Estadual, parlamentares bolsonaristas também têm focado em acusações contra os irmãos Ciro, Cid e Ivo Gomes, principais lideranças políticas da base governista no Estado.

As ações do grupo bolsonarista, ao que tudo indica, têm sido de forma articulada, muitas das vezes com textos, fotos e vídeos semelhantes publicados em suas redes sociais. A principal crítica do momento, como era de se esperar, diz respeito às medidas mais restritivas de isolamento social anunciado pelo chefe do Poder Executivo para todo o Estado, que devem começar neste sábado (13) e durar até o dia 21 de março.

De forma unificada, vereadores, deputados estaduais e federais passaram a criticar a ação do governador. “O grupo político que teve um ano para preparar o sistema de saúde, mas preferiu gastar R$ 100 milhões em seis meses de hospital de campanha e licitar bondinho elétrico por R$ 115 milhões, acaba de decretar lockdown em todo o Ceará”, disse a vereadora Priscila Costa (PSC) em suas redes sociais.

No mesmo instante, outro bolsonarista, Carmelo Neto (Republicanos) publicou texto semelhante. “Camilo Santana decretou lockdown em todo o Ceará. Em um ano não prepararam os leitos, fecharam o hospital de campanha antes do tempo e compraram respiradores que nunca chegaram. Deixaram o povo à míngua, e agora, mais uma vez, penalizam o povo”.

O deputado estadual André Fernandes (Republicanos) publicou mensagem no mesmo sentido. “Camilo Santana acaba de decretar lockdown em Fortaleza por duas semanas. Um verdadeiro absurdo. Se o primeiro lockdown funcionou, por que fazer outro? Se o primeiro lockdown não funcionou, por que fazer outro?”, questionou.

Com texto de mesmo teor, o deputado federal Dr. Jaziel (PL) escreveu: “Camilo acaba de decretar lockdowm em todo o Estado do Ceará. Encerrou os hospitais de campanha, participou de comícios com Sarto e agora é tudo ‘em nome da ciência’. Como ficarão os comerciantes e o emprego do cearense? As contas continuam vindo, o povo quer trabalhar”.

 

A oposição no Ceará ligada ao presidente é mais articulada do que a bancada oposicionista que não tem ligação com Bolsonaro. Além disso, sabe utilizar as redes sociais para tentar alcançar o maior número de pessoas, que muitas das vezes compartilham suas mensagens, fazendo com que as críticas cheguem a um público bem maior.

 

Quem são os políticos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro no Ceará

Na Câmara Municipal

Carmelo Neto (Republicanos), Inspetor Alberto (PROS), Priscila Costa (PSC), Julierme Sena (PROS)

Na Assembleia Legislativa

André Fernandes (Repubicanos), Delegado Cavalcante (PSL), Dra. Silvana (PL), Soldado Noelio (PROS)

Na Câmara Federal

Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PL), Heitor Freire (PSL)*

*apesar de defender as mesmas pautas do presidente, Freire é considerado um “ingrato” por Bolsonaro e seus filhos.