Os municípios alcançaram índice de vacinação acima do previsto pelo Ministério da Saúde. Foto: Reprodução/Marcos Moura.

Desde a chegada do primeiro lote com imunizantes, no dia 18 de janeiro, o estado do Ceará ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde (MS) em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O número de idosos cearenses com idade a partir de 75 anos (104,5%) e de trabalhadores de saúde vacinados com a primeira dose (71,87%) e com o reforço (61,36%) foi superior à meta do MS – os percentuais são sobre a previsão do Ministério. Assim, 81 das 184 cidades cearenses já podem passar para a segunda fase de vacinação, que inclui idosos a partir de 60 anos, à medida que novas doses chegarem.

O nono lote com 187.400 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan chegou ao Ceará, no fim da manhã desta quarta-feira (17), e já foram distribuídas à Capital e aos municípios do Interior.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana enfatizou o constante trabalho que o Governo do Estado tem realizado para agilizar a campanha de vacinação em todo o Ceará. “Diante da lentidão na produção e distribuição de vacinas aos estados pelo Plano Nacional de Imunização, temos buscado alternativas para acelerar esse processo de vacinação dos cearenses. Ontem mesmo sancionei a lei que permite ao Estado adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik”, escreveu Camilo.

A vacina Sputnik V é de responsabilidade do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) e tem eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado na revista científica The Lancet.

Menos de 5% da população cearense foi imunizada até o momento. “A quantidade de vacinas já enviadas pelo MS não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta para trabalhadores da saúde e outros [municípios] atingiram para idosos”, explicou Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo MS, mas ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização.

Veja a lista dos municípios que já podem iniciar a Fase 02:

Antonina do Norte, Aracati, Ararendá, Aratuba, Assaré, Baixio, Barro, Beberibe, Camocim, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Catarina, Catunda, Caucaia, Cedro, Choró, Chorozinho, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeré, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, São Benedito, São Luís do Curu, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Umari, Uruburetama.

Fonte: Governo do Ceará.