Com a nova ala, o hospital Leonardo Da Vinci, passa a ter 291 leitos, sendo 179 UTIs e 112 enfermarias. Foto: Reprodução/Gov.CE.

Nesta segunda-feira (15), o governador Camilo Santana (PT), por meio das redes sociais, anunciou a entrega da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV), em Fortaleza.

Com essa nova aquisição, o hospital conta agora com 291 leitos, sendo 179 UTIs e 112 enfermarias para atender pacientes com COVID-19.

”No fim de fevereiro já havíamos disponibilizado mais 20 leitos de UTI na ala construída no terceiro andar do hospital. Apenas na última semana foram 293 leitos abertos pelo Governo do Estado exclusivos para COVID em Fortaleza e no Interior, sendo 70 no fim de semana. Não temos medido esforços para acolher e atender da melhor maneira possível os cearenses”, escreveu Camilo.

Mais cedo, o governador lembrou que hoje, 15 de março, completa um ano dos primeiros casos de COVID-19 confirmados no Ceará. ”Desde então temos travado uma luta diária e incansável para salvar vidas e garantir assistência aos cearenses. Ampliamos a rede de saúde e realizamos ações sociais para beneficiar os que mais precisam, além de medidas econômicas de auxílio às empresas e ao comércio, sempre com intuito de atenuar os efeitos da pandemia”, disse Camilo.

Na semana passada, houve a entregou 293 novos leitos exclusivos para Covid-19, sendo 162 UTIs e 131 enfermarias. Com isso, a rede estadual de saúde disponibiliza, atualmente, mais de 3.600 leitos – entre UTIs e enfermarias – exclusivos para COVID-19.

Articulação para adquirir vacinas

No sábado (13) e domingo (14), o governador participou de reuniões para tratar da aquisição de mais vacinas para o Ceará. ”Reunião neste domingo com o Fundo Soberano Russo para tratar sobre a compra direta da vacina Sputnik V pelo estado do Ceará. Previsão de adquirirmos 5,87 milhões de doses. Esperamos assinar o contrato com o Fundo no começo da semana”, anunciou o chefe do executivo estadual.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.