Adail Júnior faz parte da base de apoio ao prefeito Sarto. Foto: Reprodução/YouTube.

Em discurso na sessão ordinária desta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Adail Júnior (PDT) rebateu críticas de colegas oposicionistas ao atual grupo gestor da Capital, quando dizem que o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) “não discutia a cidade e não debatia temas com os vereadores”.

“Eu não consigo ficar calado com isto. Os vereadores desta Casa aprenderam a confiar no prefeito que discutia, ouvia e debatia a cidade”, reforçou. O parlamentar também aconselhou o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), seguir o comportamento do ex-gestor junto à Câmara Municipal.

Adail lembrou sobre o alto número de projetos de indicação dos vereadores. Para o pedetista, esta ferramenta não era utilizada pelos edis antes da gestão Roberto Cláudio (2012-2020). Disse também que os vereadores ficaram “malacostumados” por protocolar tantas indicações. “Mais de 20 projetos de indicação na pauta desta quinta-feira. Há um tempo atrás, nem se usava”, completou.

Projeto de indicação

O projeto de indicação é um instrumento legislativo, aprovado pelo Plenário, que tem finalidade de sugerir que outro Poder tome as providências que lhe sejam próprias. O vereador pode pedir providências para alguma secretaria municipal, alguma solicitação, além de pedir esclarecimentos sobre as ações que o Poder Executivo vem realizando no município.

Por fim, o edil definiu tal projeto como “demarcação política”. “É fazer uma proposta para, depois, dizer ao seu eleitor que a ‘obra é minha [referindo-se ao político]’, pois fui ‘eu que fiz e que pedi’. É um direito do parlamentar”, finalizou o primeiro vice-presidente.