Guilherme Sampaio acredita que dessa forma a sociedade terá mais controle sobre o processo de imunização. Foto: CMFor.

Está em andamento na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Lei do vereador Guilherme Sampaio (PT) que institui a publicação obrigatória de lista de munícipes vacinados contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deverá publicar e atualizar, semanalmente, a relação dos imunizados.

De acordo com a proposta, já em tramitação nas comissões, tal lista deve informar o Cartão Nacional de Saúde ou CPF da pessoa, local onde foi feita a imunização, bem como a função que exerce e local de trabalho do vacinado, quando se tratar de profissional da saúde.

De acordo com o texto, o objetivo é garantir o cumprimento da vacinação dos grupos de risco para evitar o agravamento e óbitos pela Covid-19, além dos grupos de elevada vulnerabilidade social, e promover transparência da execução do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação.

Outro projeto, este do vereador Ronaldo Martins (Republicanos), pune aquelas pessoas que furarem a fila para vacinação contra o coronavírus.

Além disso, a Casa criou, nesta semana, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, que tem como presidente a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT). O objetivo do colegiado é acompanhar todos os atos do Governo no que diz respeito à imunização dos fortalezenses.