Lote com pouco mais de 80 mil vacinas chegou ao Ceará nesta quarta. Foto: Divulgação.

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL), durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (24), alertou a população para a necessidade de atender às orientações da Secretaria de Saúde sob pena de entrarmos no que se chama de “aceleração descontrolada” da Covid-19 no Município.

Segundo ele, essa condição leva determinado setor a ultrapassar a capacidade do suporte do sistema de saúde, fazendo com que não haja equipamentos para atender outras demandas.

“Essa ultrapassagem pode ocorrer e todos vão pagar, não só a população afetada com a Covid. As pessoas vão morrer por acidente de carro, porque quebrar uma perna, por crise de asma, porque não vai ter hospital para todo mundo”, lamentou.

Conforme informou, é preciso trabalhar para que não se ultrapasse a capacidade de trabalho nos hospitais. “Todos os profissionais têm que agir agora para interferir em um eventual colapso das duas semanas seguintes”, alertou.

O parlamentar esteve com a Frente Parlamentar de Combate à Covid-19 visitando equipamentos do Governo, e constatou que há falta de vacinas para atender a população.

“A capacidade do Centro de Eventos chega a mais de 4 mil aplicações de doses por dia e isso está reduzido por falta de vacina. A média de vacinação do Brasil é de 2,5 doses a cada 100 mil habitantes, enquanto que no Chile é de 11,8 doses de vacina. O Chile chega a quase seis vezes mais de vacinação proporcional em relação ao Brasil”, denunciou Aguiar.