Servidores protestam em frente ao Paço Municipal. Foto: reprodução/Facebook.

Os servidores da Prefeitura de Fortaleza realizaram mais um protesto, nesta segunda (15), em frente ao Paço Municipal e aprovaram estado de greve contra a reforma da Previdência a ser encaminhada pelo prefeito Sarto. Na semana passada, o Executivo enviou à Câmara de Vereadores duas mensagens, em regime de urgência, que compõem a parte inicial do projeto de reforma do regime previdenciário.

Além do estado de greve, os servidores também aprovaram uma nova ida à Câmara Municipal de Fortaleza próxima quarta-feira (17) pela manhã, com carreata e bicicleata, como adiantou o Blog do Edison Silva.

O ato desta segunda-feira (15) foi convocado pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), e contou com a participação de outras instituições sindicais como o Sindiute, CUT, Sindsaúde, Sinasce, Fetamce e outras entidades de classe.

Na semana passada, também durante protesto em frente ao Paço, uma comissão de dirigentes sindicais foi recebida pelo titular da Coordenadoria Especial de Articulação Política, Ésio Feitosa. Na conversa, ele se comprometeu em informar uma data para reunião da Mesa Central de Negociação Permanente. O encontro deve ocorrer no dia 22 do corrente mês.

As entidades sindicais, porém, estão solicitando a antecipação da reunião para a próxima quinta-feira, 18, tendo em vista que parte da Reforma já está sendo votada na Câmara em regime de urgência. Na reunião da Mesa Central, também será discutido o reajuste salarial da categoria, cuja data base aconteceu em 1º de janeiro.

Para o Sindifort, o envio acelerado da reforma evidencia a falta de compromisso de Sarto com os servidores. No dia 20 de janeiro, quando o Sindifort entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2021 ao prefeito, ele garantiu que agendaria uma reunião para discutir as reivindicações da categoria, sendo uma das principais a questão da reforma da Previdência. No entanto, as propostas de emenda à lei orgânica foram enviadas para ser votadas sem discussão com qualquer entidade representativa dos servidores.

Reajuste

As duas mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência, chegaram à Câmara no dia anterior à votação e depois das 17h. Uma das mensagens, a de número 004/21 e que trata das questões relativas à aposentadoria dos servidores, previdência complementar e outros pontos, foi aprovada em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra. Já a outra, 002/21, que traz o fim dos anuênios e licenças prêmio, não foi votada em plenário, mas já teve parecer favorável na CCJ.

Além da questão previdenciária, as entidades sindicais também cobram da Prefeitura o reajuste salarial, reivindicando 4,52% referente à inflação de 2020 (IPCA) e a negociação dos demais pontos da campanha salarial 2021.