Nicolle Barbosa, presidente do partido, disse que se surpreendeu com o voto da vereadora filiada. Foto: Reprodução/Facebook.

A Rede Sustentabilidade se posiciona contra a proposta encaminhada pelo prefeito Sarto à Câmara Municipal de Fortaleza, versando sobre pontos que modificarão o regime previdenciário do Município. A legenda lamentou o voto favorável da vereadora Estrela Barros (REDE) e afirmou que a orientação é que ela se posicione de forma contrária à votação em segundo turno.

A proposta do prefeito que modifica a Lei Orgânica do Município entrou na pauta de votação na quarta-feira (10) passada, em regime de urgência, e no mesmo dia foi aprovada em Comissão Especial, e em seguida, no Plenário Fausto Arruda, com 31 votos favoráveis e nove contrários. A vereadora Enfermeira Ana Paula, do PDT, mesmo partido de Sarto, votou juntamente com vereadores de oposição, contra a medida.

Estrela Barros, da Rede, por outro lado, seguiu orientação da liderança do Governo e apoiou a medida. Outra proposta, esta suprimindo artigos e parágrafos da Lei Orgânica do Município, também em tramitação na Casa desde a semana passada, deve entrar na pauta de votação nesta quarta-feira (17).

De acordo com a presidente do partido, Nicolle Barbosa, a Rede “tem bandeiras claras e definidas sobre temas que lhes são muito caros e portanto faz defesa inegociável a elas, como é o caso dos direitos adquiridos dos trabalhadores, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, equidade de gênero e outros”.

Mandado de Segurança de vereadora do PDT/Fortaleza quer anular decisão da Câmara sobre Reforma Previdenciária

Câmara de Fortaleza funcionará normalmente no período de Carnaval. Vereadores retomam votação de emendas

Ela informou que o partido foi surpreendido com a inclusão da matéria na pauta, sem discussão prévia com os servidores, ficou mais surpreso com o voto favorável de Estrela Barros na Câmara, que não buscou dialogar com a legenda antes de se posicionar. “Do jeito que está a proposta, nós não concordamos. Sim, vamos orientar a nossa vereadora na votação em segundo turno para retificar o seu voto”, afirmou.

Questionada se o posicionamento do partido poderia ocasionar em um distanciamento com a gestão de Sarto, Nicolle afirmou que o momento é de expressar, pontualmente, que não há concordância com a forma que a matéria foi encaminhada, sem diálogo prévio com os servidores, nem com parte do texto, que segundo ela, retira direitos dos trabalhadores do funcionalismo público municipal.

Reforma

“Nós entendemos que há a necessidade da reforma, porém, não da forma como está imposta, há como recomeçar, fazer diferente, dialogar e preservar direitos importantes que foram adquiridos com muita luta pelos servidores.
Conheço o Sarto, sei que é pessoa do bem e que saberá ser sensível à questão e ao seu próprio plano de governo, bem como às diretrizes de seu próprio partido. É preciso ter coerência com o que defendemos quando da Reforma da Previdência no âmbito nacional”, concluiu.

O Blog do Edison Silva tentou contato com a vereadora Estrela Barros, mas até a conclusão desta matéria ela não atendeu nossas ligações e nem respondeu às mensagens enviadas.