Em reunião da Mesa Diretora, membros definiram mudanças para funcionamento das sessões. Foto: CMFor.

Depois da polêmica em torno do projeto de Resolução da Câmara Municipal de Fortaleza que restringia o acesso de vereadores e visitantes ao Plenário Fausto Arruda, bem como reduzia o número de sessões ordinárias, a Mesa Diretora da Casa resolveu apresentar nova proposta aos parlamentares. Durante a sessão plenária nesta quarta-feira (10), deve iniciar tramitação o novo texto que versa sobre o funcionamento do Legislativo da Capital cearense pelos próximos meses.

A ideia da nova Resolução é que as sessões aconteçam três vezes por semana (terças, quartas e quintas-feiras) de forma híbrida, mantendo o mesmo limite máximo de 20 vereadores por sessão, isto é, os membros da Mesa, cinco vereadores que falarão no Pinga-Fogo, nove agendados para o Grande Expediente, os lideres de oposição e de Governo e liderança partidária.

Os demais parlamentares poderão participar das sessões na forma virtual, de seus gabinetes, escritórios e residências. A exceção será quando da votação do Plano Diretor e da Reforma da Previdência. Nesses casos, os vereadores que participarem de forma virtual terão que estar no plenário ou em seus gabinetes na sede da Câmara.

Os membros da Mesa Diretora se reuniram com o médico Antônio Lima Neto (Dr. Tanta) que tirou algumas dúvidas dos parlamentares sobre a situação atual da Covid-19 na Capital. Quanto às sessões da Câmara, o profissional recomendou a menor circulação possível de pessoas em plenário e afirmou que não vê ainda um horizonte para que as pessoas voltem a normalidade.

Antônio Henrique questionou até quando será necessário a Câmara manter os cuidados redobrados em suas atividades, de acordo com estudos técnicos das autoridades de saúde. Em resposta, o médico afirmou que o uso da máscara deverá permanecer por mais tempo, pelo menos até que a vacina chegue para todos.

Dr. Tanta disse ainda que o ideal é ter o menor número de pessoas em plenário, nas sessões. O profissional afirmou também ser contrário ao lockdown pois prejudica pessoas de baixa renda e os trabalhadores autônomos que não têm como sobreviver.

Plenárias

A Casa Legislativa realizou encontro com Dr. Tanta visando encontrar embasamento para adotar as medidas que estão definidas no projeto de Resolução. Isso foi necessário diante das reclamações de alguns vereadores, que protestaram, por exemplo, da participação de alguns parlamentares diretamente de suas residências e da redução do número de sessões ordinárias, que na proposta passada era de até duas plenárias semanais.

Participaram da reunião os vereadores Antônio Henrique (PDT), presidente; Adail Júnior (PDT), primeiro vice-presidente; Ana Paula (PDT), segunda vice-presidente; Eudes Bringel (PSB), terceiro vice-presidente; Julierme Sena (PROS), primeiro-secretário; Guilherme Sampaio (PT), segundo-secretário e Kátia Rodrigues (Cidadania), terceira secretária.