Discurso de posse do novo presidente da AL. Foto: ALECE.

Em seu discurso de posse como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Evandro Leitão (PDT) disse que atual Mesa Diretora da Casa, empossada nesta segunda-feira (01/02), trabalhará em pilares como “ética, responsabilidade, respeito e transparência” e na construção de “uma ponte entre o conhecimento e o dia a dia das pessoas”.

O deputado pedetista, eleito presidente da Casa em dezembro passado, abordou sobre o “debate democrático e respeitoso entre os parlamentares” e a responsabilidade da Mesa Diretora “tratar todos os deputados de forma isonômica, pautado na ética”.

Ademais, Leitão fez uma análise sobre os anseios do eleitor: “Ao votar, o eleitor tem esperança de que a classe política possa ser o instrumento de transformação deste ambiente tão desigual que nós vivemos. Ele espera, de seus representantes, humildade para ouvir, aprender e agir com propósito. O eleitor deseja que os representantes esteja preparados para servir à população em toda a sua complexidade e pluralidade”.

Coronavírus

Evandro Leitão destacou a responsabilidade no combate à pandemia do coronavírus. “Essa Mesa Diretora assume o Parlamento [cearense] com o compromisso de estar na linha de frente no combate da Covid-19. O Parlamento cearense vai continuar contribuindo para a tomada de decisões estratégicas, mantendo o diálogo com os setores econômicos”, afirmou.

O deputado também falou sobre a tecnologia, usada durante o período da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), principalmente nas sessões remotas/virtuais da Casa.

Outros temas

Evandro citou outros temas de trabalho da nova Mesa Diretora. “Políticas antirracistas, a violência infantil, feminicídio, direitos LGBT’s, dos idosos e da juventude”. Sustentabilidade ambiental e instalação de equipamentos para energia limpa foram mencionados também pelo pedetista como metas de sua gestão na presidência da ALECE.

Um programa de renda mínima para auxiliar à população mais carente também foi lembrado pelo presidente da Casa. “É urgente a discussão de um programa permanente que proporcione uma renda mínima às pessoas que mais precisam. O combate à desigualdade perpassa por políticas públicas voltadas à distribuição de renda. Queremos pautar este ponto com clareza e seriedade”, finalizou.

Mesa Diretora

Evandro Leitão (PDT) – Presidente

Fernando Santana (PT) –  1º vice-presidente

Danniel Oliveira (MDB) – 2º vice-presidente

Antônio Granja (PDT) – 1º secretário

Audic Mota (PSB) – 2ª secretário

Érika Amorim (PSD) – 3ª secretária

Apóstolo Luiz Henrique (PP) – 4º secretário

Suplentes:

Fernanda Pessoa (PSDB)

Osmar Baquit (PDT)

João Jaime (DEM).