De acordo com Carmelo Neto, houve um “equívoco” no envio de documentos, faltando duas páginas de extratos bancários. Foto: Reprodução/Facebook.

Pelo menos seis vereadores de Fortaleza, eleitos no pleito do ano passado, tiveram suas contas de campanha desaprovadas pela Justiça Eleitoral. Isso se deve ao fato de eles, quando candidatos, terem deixado de registrar gastos feitos durante o pleito. Caso a situação não seja regularizada, eles podem sofrer sanções que vão desde a penalização com multas, até a perda do mandato.

No entanto, alguns dos vereadores que tiveram suas contas de campanha desaprovadas informaram ao Blog do Edison Silva que irão recorrer da decisão, por terem cometido apenas atecnias leves durante a prestação de contas. Outros, porém, afirmaram que vão acatar a decisão da Justiça e atender à penalização, que deve ser uma multa.

Foram desaprovadas as contas dos vereadores: Adriana Nossa Cara (PSOL), Carmelo Neto (Republicanos), Eudes Bringel (PSB), Inspetor Alberto (PROS), Marcelo Lemos (PSL) e Raimundo Filho (PDT).

Outros 27 parlamentares, porém, tiveram contas aprovadas, mas com ressalvas. Dez dos 43 representantes da Casa Legislativa não tiveram qualquer questionamento sobre suas contas. São eles: Jorge Pinheiro, José Freire, Luciano Girão, Wellington Saboia, Ronaldo Martins, Michel Lins, Estrela Barros, Guilherme Sampaio, Julierme Sena, Elpidio Nogueira.

De acordo com Carmelo Neto, houve um “equívoco” no envio de documentos, faltando duas páginas de extratos bancários. Segundo ele, a devida retificação foi realizada e ele está aguardando um novo posicionamento da Justiça Eleitoral. “Tenho certeza que as contas serão aprovadas. Fiz uma campanha limpa, sem um centavo de dinheiro público, e todos os documentos que comprovam a total regularidade da prestação de contas já foram entregues ao TRE”, afirmou.

Erro

Em nota, o vereador Raimundo Filho se manifestou, informando que respeita a decisão da Justiça, mas que irá apresentar recurso ao Tribunal Regional Eleitoral no sentido de reverter a desaprovação das contas que, segundo informou, foi causada por uma “confusão” na emissão de nota fiscal pela empresa Facebook e que “demonstrará a legalidade e transparência de suas contas de campanha”.

Marcelo Lemos também afirmou que houve uma falha por parte de sua assessoria jurídica quando da apresentação de seus dados bancários, mas disse que isto já está sendo resolvido junto ao TRE. Inspetor Alberto, por sua vez, destacou que houve uma falha por parte de seus auxiliares e que não deve recorrer. “Reconheço meu erro, mas não foi algo doloso”, disse.

 

Veja as decisões da Justiça Eleitoral sobre as contas desaprovadas: