Senador cearense tem sido um crítico ferrenho do STF. Foto: Agência Senado.

Desde a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, corroborada pelo pleno da instituição, o senador Eduardo Girão (Podemos/CE) tem contestado o ato de prisão do deputado federal bolsonarista, Daniel Silveira (PSL-RJ).

Girão quer que o magistrado se explique sobre o que é “liberdade parlamentar” e por isso assinou requerimento do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) convidando Moraes a comparecer ao Senado Federal.

“Diante de mais um abuso do STF assinamos um requerimento do senador Roberto Rocha convocando o ministro Alexandre de Moraes para prestar esclarecimentos ao Senado e dizer qual a linha tênue de ‘liberdade parlamentar’. Não podemos nos intimidar”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

Girão disse também que o Parlamento brasileiro “se apequena mais uma vez diante da ditadura da Toga”. “Há relação direta entre a omissão covarde da Câmara e o famigerado foro privilegiado, a blindagem da corrupção no Brasil. 364 deputados preferiram abrir mão da imunidade e manter o círculo vicioso da impunidade”.

O requerimento do senador Roberto Rocha “convida o excelentíssimo senhor Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, a comparecer à sessão do Plenário do Senado Federal, a fim de esclarecer aos senadores o limite entre opiniões respaldadas pelo instituto da inviolabilidade parlamentar e opiniões que configuram conduta criminosa”.