Arthur Lira cumprimenta o presidente da República, Jair Bolsonaro, diante do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), defendeu nesta quarta-feira (03) a harmonia entre os Três Poderes, além da superação de mágoas e antagonismos políticos como forma de garantir a segurança da população em suas necessidades urgentes e a votação de projetos importantes para a sociedade.

Lira participou da sessão solene de abertura da 3ª sessão legislativa da 56ª Legislatura, realizada no Plenário do Congresso Nacional. A cerimonia marcou a retomada dos trabalhos do Poder Legislativo após o recesso parlamentar e o anúncio das metas do Executivo e do Judiciário para 2021.

Orçamento

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara ressaltou que o Congresso precisa votar a Proposta de Lei Orçamentaria de 2021 e outros 24 vetos presidências sobre diversos temas e que se encontram prontos para deliberação.

“Essa votação é necessária para destrancar a pauta do Congresso Nacional, de modo que possamos apreciar e deliberar outros temas urgentes para a sociedade. Essas expectativas só serão atendidas quando houver harmonia entre os Poderes constituídos, assegurada a independência de cada um deles. Comprometo-me a não medir esforços para que tal harmonia se traduza em uma pauta comum em prol da sociedade. É preciso avançar para superar problemas políticos que a história sequer irá registrar. O que ficará é o que tivermos feito como parlamentares numa crise desafiadora”, afirmou.

Lira destacou que a pauta emergencial de votações será definida pelo Colégio de Líderes, o qual deverá apontar, “dentre todas as nossas urgências, aquelas que serão mais prementes”. Na avaliação do presidente da Câmara, “não será fácil resguardar a vida, dinamizar a economia, criar novos empregos e preservar a austeridade fiscal”.

“Estou convencido que o Legislativo será capaz de levar a cabo essa importante missão. É o que esperam do Congresso milhões de brasileiros que depositaram em seus votos a esperança de vida melhor, com mais emprego, renda, educação, dignidade, segurança, e que o país volte a trilhar o caminho do desenvolvimento social e econômico. Conto com os esforços [do Congresso] para que os justos anseios do nosso povo sejam atendidos”, discursou.

Pandemia

Lira ressaltou ainda que a tarefa cívica do Congresso Nacional foi posta à prova em 2020, a partir da eclosão da pandemia do coronavírus, que já matou mais de 220 mil brasileiros. Ele destacou ainda que a emergência sanitária provocada pela Covid-19 fragilizou a economia, a geração de empregos e a renda de parcelas significativas da população.

“A crise sanitária sem precedente exigiu enorme prontidão na adoção de medidas para minimizar consequências nefastas. A Câmara dos Deputados só existe por causa do povo. Um país só existe por causa do seu povo. Sem povo não há nenhum país. Há um monte de terras e riquezas naturais que podem ser explorados por qualquer um. Mas um país só existe quando um poso existe. Por isso temos que estar do lado do povo”, declarou.

Obrigação

Lira destacou que o auxílio emergencial, aprovado no final de março de 2020, logo após o primeiro caso da doença no Brasil, permitiu a sobrevivência de milhares de famílias e deu fôlego à economia. O presidente da Câmara enfatizou ainda que a adaptação do trabalho legislativo possibilitou que o Congresso continuasse trabalhando sem a exposição de seus servidores.

“Não fizemos nada mais que a nossa obrigação, porque foi o povo que nos colocou para trabalhar aqui, e temos que nos preparar para continuar lutando contra as mazelas sociais provocadas pela disseminação da covid-19. O desafio de vacinar toda a população mundial não pode ser levada a cabo em poucos meses. Mas podemos unir esforços com o Senado, o Judiciário, o Executivo e todas as instancias que puderem ajudar a fazer o que estiver ao nosso alcance para facilitar a oferta de vacina e o amparo dos vulneráveis nesse momento dramático, obedecendo os padrões sanitários e abrindo a opção de vacinas já disponíveis no mercado mundial”, concluiu.

Fonte: Agência Senado.