Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022 será escolhido nesta segunda-feira (01/02) entre nove candidatos: Arthur Lira (PP-AL), lançado por bloco de 11 partidos com 236 deputados ao todo; Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos com 210 deputados; e os seguintes candidatos: André Janones (Avante-MG); Alexandre Frota (PSDB-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A sessão será conduzida pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Integram o bloco de Lira, que é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.

Já o bloco de Rossi é formado pelos seguintes partidos: PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

A eleição do presidente da Câmara e dos demais integrantes da nova Mesa Diretora – dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes – será realizada em sessão marcada para esta noite de segunda-feira.

Para os demais cargos da Mesa Diretora, registraram candidatura os seguintes parlamentares:
– 1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
– 2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
– 1ª secretaria: Marilia Arraes (PT-PE) e Léo Motta (PSL-MG) como avulso;
– 2ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);
– 3ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE) e Vitor Hugo (PSL-GO) como avulso;
– 4ª secretaria: Joenia Wapichana (Rede-RR) e Júlio Delgado (PSB-MG) como avulso.

Os candidatos à suplência são: Eduardo Bismarck (PDT-CE), Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Alexandre Leite (DEM-SP) e, como avulso,  Flavio Nogueira (PDT-PI).

Cada candidato tem dez minutos para defender suas propostas. O processo de votação é presencial e secreto, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário e pelos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares.

Iniciado o processo de votação, cada urna receberá até cinco deputados por vez, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Cada parlamentar registrará os 11 votos de uma só vez na urna eletrônica.

A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votantes em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, são apurados os votos dos demais integrantes da Mesa.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.