Guimarães diz que oposição ao Governo Bolsonaro aglutina os partidos. Foto: Reprodução.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT), um dos parlamentares cearenses ligados à direção nacional do Partido dos Trabalhadores, defende o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad,  para a disputa à Presidência da República em 2022.

De acordo com o petista, a indicação de Haddad pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, não significa a não unidade das forças de esquerda para o pleito do próximo ano, o que ele acredita que pode acontecer no decorrer dos meses.

Depois da notícia de que Lula estaria tentando viabilizar uma nova candidatura de Haddad, algumas lideranças políticas se posicionaram.

Guilherme Boulos (PSOL), por exemplo, afirmou em suas redes sociais que é preciso garantir a unidade das esquerdas e que “O nome deve ser o ponto de chegada, e não o ponto de partida”. 

Vale salientar que no campo dito “progressista” outros nomes também estão sendo colocados, dentre eles o do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

“O fato do Haddad se colocar como possibilidade para 2022, não significa a não unidade das forças de esquerda para 2022. Haddad é um dos mais qualificados quadros da esquerda brasileira. Ao decidir iniciar o diálogo nacional sobre o Brasil e percorrer o país como alternativa a tudo que esse governo Bolsonaro representa é um fato muito relevante”, disse Guimarães em suas redes sociais.

Segundo José Guimarães, as forças de esquerda precisam sentar na mesa para discutir três questões centrais. Uma delas seria a unidade em oposição ao Governo Bolsonaro; outra, a luta pelo auxílio emergencial e vacina para todos. Um terceiro ponto é a mobilização pelo impeachment do presidente.

“Nesse rumo abrem-se a possibilidade da construção de um programa e de uma aliança nacional”, justificou o petista.