Servidores não programam manifestação na Câmara de Fortaleza para esta terça-feira (23). Foto: Miguel Martins.

Representantes dos servidores de Fortaleza se reuniram, na manhã desta segunda-feira (22), com secretários da Prefeitura para debater as propostas do Governo que versam sobre a reforma da Previdência municipal. Os dirigentes sindicais e os auxiliares do Executivo não chegaram a uma resolução, e os funcionários públicos querem se reunir com o prefeito Sarto.

De acordo com a vice-presidente do Sindifort, Ana Miranda, apesar dos pontos apresentados pela gestão, não houve avanço nas demandas das categorias.

O próximo passo do sindicato é se reunir com seus representantes para que os pontos de vista de cada um seja expressado. Segundo ela, os funcionários públicos não devem se deslocar até a Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira (23).

Durante a reunião, os secretários municipais expuseram o problema do déficit atuarial do IPM e a necessidade de fazer a reforma. Segundo informaram, o projeto concreto que trata da reforma Previdenciária traz mais de 50 artigos e ainda está em fase de finalização.

O líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador Gardel Rolim (PDT), também participou do encontro e afirmou que as matérias só terão prosseguimento após conclusão dos debates com as categorias. Ele lembrou ainda que não há possibilidade de andamento das propostas, uma vez que estão sub judice.

As dirigentes do Sindifort argumentaram que é inviável fazer o debate de forma apressada e sem negociação com os servidores, como vem ocorrendo. O Sindifort cobrou que o projeto seja retirado de pauta da Câmara Municipal até que ocorra o necessário debate e negociação, inclusive com a participação do prefeito.

Ao final do encontro, ficou o encaminhamento para uma nova reunião da Mesa Central de negociação com a presença do prefeito Sarto a fim de, além da reforma Previdenciária, ser tratada também a questão do reajuste salarial.

Representando o Sindifort participam: a presidente Nascelia Silva e a vice, Ana Miranda. Pela Prefeitura estiveram presentes os secretários: Flávia Teixeira (Sefin), Marcelo Pinheiro (Sepog), Fernando Oliveira (PGM), Josué de Sousa (IPM), Cristina Machado (Controladoria e Ouvidoria Geral do Município), Ésio Feitosa (Coordenadoria Especial de Articulação Política) e o assessor especial da Secretaria de Governo, Philipe Nottingham.