Autor da proposta é o vereador Júlio Brizzi. Foto: Reprodução/Facebook.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Resolução que institui a Comissão de Juventude, que deve ser incorporada a colegiado já existente que versa sobre Cultura e Esporte. A medida, de acordo com o autor, vereador Júlio Brizzi (PDT), visa atender a demanda de um dos maiores e mais vulneráveis setores da sociedade fortalezense, o dos jovens.

A proposta, inclusive, foi acordada com o presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique (PDT), e teve aceitação por vereadores da Comissão de Constituição e Justiça. O texto do projeto é simples e inclui apenas a palavra Juventude onde antes havia políticas apenas direcionadas para Cultura e Esporte.

O colegiado, além das atribuições já existentes, deve acompanhar projetos, planos, ações e políticas públicas de juventude; fiscalizar obras e funcionamento de equipamentos voltados para cultura, esporte e juventude; o sistema municipal de juventude e sua organização; representar a Casa em conselhos relacionados à Juventude; bem como fiscalizar normas locais sobre os jovens.

Representatividade

Com a ideia de incorporar o tema Juventude na comissão de Cultura e Esporte, o autor da proposta, Júlio Brizzi (PDT), destaca que não haverá qualquer mudança na quantidade dos colegiados já existentes na Casa Legislativa.

“Dada a relevância do tema e o protagonismo da juventude em nossa cidade, entendemos ser fundamental a criação da Comissão da Juventude na Câmara Municipal como sinal de discussão de projetos para a juventude, além de representatividade em conselhos e acompanhamento das ações e políticas públicas executadas pelo Poder Executivo”, justificou o parlamentar.