Deputado Fernando Hugo pediu maior solidariedade para conter a pandemia. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

Os níveis de alerta moderado a altíssimo de propagação da Covid-19 alcançaram todas as regiões do estado do Ceará. De acordo com a plataforma IntegraSus, do dia 1° de janeiro a 16 de fevereiro, já são 408.555 mil casos confirmados no Estado, contabilizando 10.868 mortes pela doença.

Diante desse quadro, parlamentares médicos da Assembleia Legislativa analisaram o aumento dos casos e fizeram um apelo à população.

O deputado Heitor Férrer (SD) disse acreditar que o cearense precisa colaborar mais para que os números de casos voltem a regredir.

“A sociedade tem que entender que a luta contra a disseminação da doença precisa da participação efetiva de todos nós. O governo é obrigado a atender as autoridades sanitárias para seus decretos e temos que entender que aquilo deve ser cumprido. Ele não está alegre em limitar o ir e vir das pessoas”, afirmou. Conforme o parlamentar, são medidas duras e difíceis, mas é necessário entender que esse é o caminho para minimizar o problema. “O Ceará está em ampla evolução e por conta de nós mesmos que infringimos essas regras”, avaliou.

Para o deputado Fernando Hugo (PP), é preciso mais solidariedade por parte da população cearense.

“A ciência médica tem mostrado que doenças contagiosas não devem ter convivência social com aglomerações para evitar a transmissão, e no caso da Covid, até aqueles sem sintomas são fortes transmissores. O decreto do governador visa o bem estar coletivo e espera que todos sejam solidários, recolhendo-se e evitando aglomeração para evitar a transmissão”, assinalou.

O primeiro secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT), ressalta que este talvez seja o momento mais difícil para o Estado desde o início da pandemia.

“Temos um governador muito responsável e atuante que fez um investimento pesado para servir a população”, afirmou. Segundo o deputado, foram viabilizados 2.951 leitos para atendimento da Covid, sendo 911 desses UTI’s, e 2.040 de enfermaria, distribuídos para diversas microrregiões do Estado, além de toneladas de insumos e equipamentos de proteção individual. “Viabilizamos a melhor estrutura para o combate a essa doença, além da produção de oxigênio. Mas é de total importância a colaboração da população. Peço aos cearenses que atendam ao reclame das autoridades sanitárias. Façam isolamento, usem máscara e higienizem as mãos, pois só assim salvaremos nossos irmãos cearenses”, apelou.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) lamentou que, com o aumento de casos, o sofrimento pela morte de um ente querido já chegou a quase todos os brasileiros.

“Temos nove estados com aumento de registros, Ceará está entre eles e todos os nossos hospitais estão lotados. Claro que o Ceará está mais preparado, mas precisamos de uma nova expansão”, pontuou. O parlamentar chama atenção de cada cearense, assinalando que não é hora de discutir se uso da máscara e isolamento é importante, ou a eficácia da vacina. “É hora de fazer o seu papel protegendo os seus e você mesmo. Patrões e empregados, flexibilizem horários. Levem seus idosos para tomarem a vacina e estaremos aqui fazendo o possível para o poder público adquirir mais doses. Sei que não podemos parar, mas é preciso nos adaptar, pois só assim salvaremos mais vidas”, salientou.

O deputado Guilherme Landim (PDT) acredita que o aumento dos casos reforça a extrema necessidade do isolamento social, evitando, até mesmo, as reuniões de amigos e familiares em casa.

“O Governo estadual tem trabalhado para gerir a crise com responsabilidade, investindo na estrutura de atendimento, fazendo todos os esforços para adquirir vacinas, mas depende também da contribuição do povo para frear a alta do vírus. Fique em casa, saia somente para o necessário, use máscara, higienize as mãos, as compras e a casa para manter você e sua família protegidos. Vamos superar essa crise, juntos e com muita responsabilidade coletiva”, defendeu.

No Ceará, Fortaleza se mantém como o município com o maior número de casos confirmados, com 112.666, seguido por Juazeiro do Norte com 18. 383, Sobral com 14.769 e Maracanaú com 9.853.