Cid atribuiu ao Governo Federal parte da culpa pelo crescimento dos casos de Covid-19. Foto: Reprodução.

O senador Cid Gomes (PDT) e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) criticaram as aglomerações promovidas no Ceará durante a visita do presidente Bolsonaro, nesta sexta-feira (26).

Segundo Cid, em texto publicado nas redes sociais na manhã deste sábado (27), a situação da pandemia no Estado é gravíssima, “muito em razão da inoperância e incompetência do Governo Federal”.

O senador aproveitou para criticar o presidente da República: “Enquanto isso, o irresponsável, despreparado e inconsequente presidente da República se cerca de outros tantos irresponsáveis e promovem aglomerações no Ceará. Ignora a aflição do nosso povo, desrespeita nosso luto e ofende a todos que estão há meses na luta para salvar vidas”, acusou.

Confira a íntegra do texto postado pelo ex-governador do Ceará:

“De ontem pra hoje, recebi inúmeros pedidos de socorro para internação de conterrâneos nossos em leitos de UTI. A situação da pandemia de Covid é gravíssima, muito em razão da inoperância e incompetência do Governo Federal. Enquanto isso, o irresponsável, despreparado e inconsequente presidente da República se cerca de outros tantos irresponsáveis e promovem aglomerações no Ceará. Ignora a aflição do nosso povo, desrespeita nosso luto e ofende a todos que estão há meses na luta para salvar vidas.”

Apelo ao Congresso

Já o irmão, Ciro, afirmou que o país se aproxima de uma tragédia e, enquanto governadores e prefeitos tentam de alguma forma proteger a população com medidas restritivas, o presidente, criminosamente, promove aglomerações em municípios com graves índices de Covid-19.

O ex-governador do Estado fala também da iminência de um colapso da saúde e apela ao Congresso Nacional pela retirada de Bolsonaro do poder.

Confira o que disse Ciro Gomes nas redes sociais:

“O Brasil está muito próximo de viver uma tragédia assustadora! Governadores e prefeitos estão tentando de toda forma proteger a população com medidas restritivas. E Bolsonaro, CRIMINOSAMENTE, promove aglomerações em municípios com graves índices de Covid-19. Bolsonaro está condenando a população brasileira a assistir ainda mais mortes. Repito: o que está projetado para os próximos dias é terrível. É o colapso do sistema de saúde! Mais uma vez me dirijo ao que resta de decência do Congresso Nacional: manter Bolsonaro como presidente é manter nosso povo acuado, sem emprego, sem renda, sem comida e condenado à morte!”