Governador participou de forma virtual da sessão solene. Foto: ALECE.

O governador Camilo Santana apresentou, durante a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 30ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará, realizada na manhã desta segunda-feira (01/02), o balanço das ações empreendidas pelo Governo do Estado em 2020, em especial os esforços no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Estado. O governador participou da sessão de forma virtual.

“O enfrentamento à pandemia não cessou em momento algum desde o alerta de possíveis casos no Ceará, uma batalha iniciada ainda no primeiro trimestre do ano passado, mas com um importante capítulo marcando o primeiro mês de 2021, que é o início da vacinação em todo o Brasil”, disse.

Camilo Santana ressaltou que, com o plano de imunização desenvolvido no Estado, os insumos adquiridos e a logística setorial empregada, foi possível realizar as primeiras vacinações minutos após o desembarque dos imunizantes em solo cearense. “Tudo graças à experiência aprimorada ao longo de 2020 e ao trabalho obstinado e incansável de milhares de profissionais de saúde, aos quais rendo todas as homenagens”, assinalou.

O governador destacou, entre os investimentos que ficaram de legado desse momento, a ampliação da infraestrutura das unidades hospitalares, com a aquisição de dois hospitais para a rede pública: o Leonardo Da Vinci, em Fortaleza, e o Hospital Geral de Crateús. Além disso, houve a abertura de 2.951 leitos para atendimento exclusivo de Covid-19, sendo 911 UTIs e 2.040 enfermarias, e a compra de mais de 260 toneladas em insumos e EPIs para a rede pública de saúde e linha de frente do combate ao vírus em todo o Estado. O Ceará, conforme observou, foi o Estado que, proporcionalmente, mais realizou testes com a população, com mais de 1.172.000 testes gratuitos.

Tecnologia

Camilo também destacou o uso da tecnologia no esforço de melhorar resultados e levar informação transparente para a população. Ele fez referência à plataforma IntegraSUS, que fornece todos os dados sobre a Covid-19 à população em tempo real, e o Portal da Transparência do Estado, que dispõe do relato dos investimentos aplicados. As plataformas remotas também ganharam espaço, como o Plantão Coronavírus e o Telesaúde, além dos aplicativos Ceará App e Saúde Digital, e o Telemedicina, para atendimento exclusivo aos profissionais de saúde via telefone e troca de mensagens.

Inovação

Ainda no sentido de evitar aglomerações e otimizar o atendimento, o governador ressaltou que o Ceará “inovou” ao desenvolver o capacete de respiração assistida “Elmo”, uma iniciativa fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Funcap, através da Escola de Saúde Pública do Ceará, em parceria com Fiec, Senai, UFC e Unifor. “O protótipo cearense foi aprovado pela Anvisa e hoje está disseminado, reduzindo em até 60% a necessidade de internação em leitos de UTI e diminuindo custos em relação aos respiradores”, informou.

Camilo Santana ressaltou também ao que chamou de “trabalho de retaguarda” na pandemia, para se referir às políticas assistencialistas e em outras esferas. Ele salientou a responsabilização do Estado pela conta de energia elétrica de 514 mil famílias de baixa renda durante o período de isolamento social rígido. Na mesma linha, o Estado concedeu Vale-Gás Social a quase 246 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e pagou a conta de água e esgoto de 377 mil famílias que residem em imóveis de padrão básico, e de 120 mil famílias atendidas pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

Além destas ações, o Auxílio Catador Social dá suporte a 1.342 famílias, e o cartão Mais Infância tem o pagamento antecipado desde abril do ano passado, levando apoio e reforço de renda a cerca de 48 mil famílias atendidas, cuja ampliação já foi anunciada e deve passar a mais de 70 mil famílias em 2021.

O governador enfatizou ainda ações na área da Cultura, como a promoção do Festival Dendicasa; na área econômica, com a abertura de 90 mil empresas no Estado em 2020, cuja abertura de oportunidades de trabalho fez o Ceará se sobressair em relação aos demais estados nesse período; na área de logística e estradas, com a conclusão de mais de 270 quilômetros de obras, entre pavimentações, duplicações e restaurações, além da conclusão da Linha Parangaba-Mucuripe do metrô de Fortaleza; do Turismo, com a criação da Rota Turística do Cariri, entre outras iniciativas; o aumento das embarcações no Porto do Pecém, em relação ao ano anterior; na Segurança Pública, com investimento em infraestrutura e promoções de profissionais. Sobre esse último tópico, o governador garantiu o reforço das corporações com novos concursos públicos para 3.128 vagas, sendo 2.200 para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para Perícia Forense.

Investimentos

Por fim, o governador Camilo Santana (PT) enalteceu a “sustentabilidade financeira do estado” e sua austeridade econômica e fiscal para “honrar” os compromissos, como fatores para os investimentos realizados em território cearense. Camilo lembrou que os recursos movimentam a economia, resultando na geração de empregos.

“Trabalhamos para qualificar a aplicação de nossos recursos, e estamos entre os estados que mais investem no País com relação a sua despesa corrente líquida. Estou entrando em meu sétimo ano como governador e, nos últimos cinco anos – 2015 a 2019, o Ceará foi o primeiro lugar no Brasil em volume de investimento público. Se já lideramos o País nesse recorte, o balanço prévio de 2020 projeta a manutenção desse ritmo”, relatou o petista.

Em 2020, segundo o governador, foram investidos quase R$ 2,5 bilhões no Estado, perto do dobro de aplicações da média nacional dos estados brasileiros.

Camilo Santana frisou para a importância do trabalho feito pela equipe de sustentação do governo estadual. “Possuímos uma missão, cada um de nós: eu, a vice-governadora Izolda Cela, os secretários estaduais, servidores, as deputadas e deputados estaduais, fomos honrados com a oportunidade de dedicar a nossa capacidade e sensibilidade em prol dos irmãos cearenses. Somos privilegiados por esta oportunidade”, disse.

Confira trecho da fala do governador Camilo em sua mensagem aos deputados estaduais: