Augusta Brito preside o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Estado do Ceará. Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais, realiza reunião nesta sexta-feira (19) para tratar do litígio entre Ceará e Piauí. O presidente da ALECE, deputado Evandro Leitão (PDT), atende solicitação da coordenadora do Comitê, deputada Augusta Brito (PCdoB).

De acordo com a deputada, as ações para que o Estado não sofra nenhum prejuízo no sentido de desintegrar, separar ou tirar um pedaço do nosso chão estão sendo tomadas, no âmbito jurídico e político.

“A Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem defendido a forma mais justa para por fim ao litígio jurídico, de modo que nenhum município cearense nem sua população sejam prejudicados e não percam sua integração e identidade cultural”, afirmou a comunista.

Litígio

A pedido da PGE, o Comitê da Assembleia e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) produziram um relatório sobre a existência dos equipamentos particulares, públicos (municipal e estadual) localizados na área do litígio nas proximidades da divisa interestadual.

Tal trabalho diz respeito aos municípios de: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. O relatório foi entregue à PGE anexado junto ao processo.

Na última quinta-feira (11), em sessão ordinária na Assembleia, o deputado Acrísio Sena (PT) levantou a questão do litígio durante sua fala no primeiro expediente da Casa.

Com informações da ALECE.