Plenário 13 de Maio. Foto: Blog do Edison Silva.

A Assembleia Legislativa do Ceará inicia os trabalhos de 2021 com nova composição no plenário 13 de Maio, em consequência da eleição de cinco parlamentares ao Poder Executivo de municípios cearenses nas eleições do ano passado.

Dos doze deputados que concorreram às eleições municipais, cinco foram vitoriosos e já assumiram o cargo dia primeiro de janeiro deste ano. Foram eles: o ex-presidente da AL, José Sarto (PDT) em Fortaleza; Nezinho Farias (PDT) em Horizonte; Vítor Valim (Pros) em Caucaia; Patrícia Aguiar (PSD) em Tauá e Bruno Gonçalves (PL) em Aquiraz.

Com a saída desses parlamentares, assumiram efetivamente suas vagas os suplentes: Davi de Raimundão (MDB), Élvilo Araújo (Patriota), Lucílvio Girão (PP), Manoel Duca (PDT) e Tony Brito (Pros). As bancadas da Casa também sofrem alteração.

O PDT continua sendo a maior bancada da Assembleia Legislativa, com 13 parlamentares, e mantém a presidência da Casa, agora com o deputado Evandro Leitão. O partido ocupa ainda a 1ª Secretaria da Mesa Diretora, com o deputado Antônio Granja (PDT); a 2ª suplência com Osmar Baquit (PDT). A bancada é formada ainda por Guilherme Landim, Jeová Mota, Marcos Sobreira, Queiroz Filho, Romeu Aldigueri, Salmito, Sérgio Aguiar, Tin Gomes, Manoel Duca e Oriel Nunes Filho.

Com cinco parlamentares cada, as bancadas do PP e MDB estão em segundo em número de representantes na Casa. O PP conta com os deputados Bruno Pedrosa, Fernando Hugo, Leonardo Pinheiro, Lucílvio Girão e Apóstolo Luiz Henrique, eleito 4º secretário da Mesa Diretora. Já o MDB, com Agenor Neto, Leonardo Araújo, Walter Cavalcante, Davi de Raimundão e Danniel Oliveira, que assume a 2º Vice-presidência da Mesa Diretora.

Com quatro deputados na AL, o PT, partido do governador Camilo Santana, é representado pelos deputados Acrísio Sena, Elmano Freitas, Moisés Braz e Fernando Santana, eleito 1º Vice-presidente da Mesa Diretora.

A AL tem ainda seis partidos que possuem dois representantes em suas bancadas. O PSB com Nizo Costa e Audic Mota, eleito 2º Secretário da Mesa Diretora; o PSDB com o deputado Nelinho e a deputada Fernanda Pessoa, eleita 1ª Suplente da Mesa Diretora; o Republicanos conta com os deputados André Fernandes e David Durand; o Solidariedade com Aderlânia Noronha e Heitor Férrer; PCdoB com Augusta Brito e Dr. Carlos Felipe; e Pros com Soldado Noelio e Tony Brito.

Os demais partidos têm apenas um parlamentar na Casa. Érika Amorim do PSD foi eleita 3ª Secretária; João Jaime do DEM eleito terceiro suplente da Mesa Diretora; Júlio César Filho do Cidadania, segue como líder do Governo na AL; Delegado Cavalcante do PSL; Drª Silvana do PL; Renato Roseno do Psol; e Élvilo Araújo do Patriota.

No cenário atual, dois blocos partidários têm atuação na Casa: PDT/DEM/Cidadania com um total 15 deputados; e o bloco Pros/Republicanos/PSL com cinco parlamentares. Os demais partidos estão reunidos por bancada, isoladamente, somando um total de 26 deputados.

Fonte: Ascom/ALECE.