Por iniciativa de Jorge Pinheiro, a Câmara deve realizar sessão solene em alusão ao Marco Zero da Capital. Foto: CMFor.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) vem tentando, desde seu primeiro mandato, alterar a data do aniversário do Município de Fortaleza. Na manhã desta quinta-feira (25), após aprovação de requerimento de sessão solene em alusão ao Marco Zero da cidade, o parlamentar voltou a defender a mudança, que atualmente é comemorada no dia 13 de abril.

“O 13 de abril é a data do decreto do Rei Felipe II, que elevou o então povoado de Fortaleza à condição de vila. No entanto, essa data foi uma solução encontrada à época, mas que não concordo que tenha sido a melhor, porque ela começa a contradizer um monte de realidade histórica”, disse.

Ele lembrou, por exemplo, que a Câmara de Fortaleza comemora, neste 2021, 320 anos, enquanto que a cidade de Fortaleza deve completar, oficialmente, 295 anos em abril próximo.

“Em 1604 foi erguido o Fortim de Santiago, este é o Marco Zero. Esse é reconhecido pela história de Fortaleza e a gente, hoje, celebra Fortaleza como se ela tivesse 295 anos. Mas se entender que o Marco Zero é o primeiro monumento erguido, então haveremos de concordar que a cidade tem mais de 400 anos, vai completar 417 anos”, explicou.

Na Legislatura passada, o parlamentar apresentou algumas propostas de alteração da data de aniversário de Fortaleza, mas nenhuma delas obteve sucesso. Segundo ele, é preciso discutir a história da cidade para compreendê-la melhor. “Só cuida quem ama e só ama quem conhece. Precisamos conhecer mais a história da nossa cidade. Precisamos conhecer nosso colonizador Martim Soares Moreno. Esses filmes de Vikings perdem é feio para a historia de Martim Soares Morenos”, disse.