Antônio Henrique respeitou a proporcionalidade partidária para composição da Mesa. Foto: Divulgação.

Os 43 vereadores de Fortaleza tomaram posse, na tarde desta sexta-feira (01), em solenidade híbrida ocorrida na sede do Poder Legislativo da Capital cearense. Após serem empossados, os parlamentares elegeram, através de votação aberta, a nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

A solenidade de posse foi presidida pelo vereador Elpídio Nogueira (PDT), irmão do prefeito Sarto, por ser o parlamentar com mais idade e aquele com mais mandatos eletivos. Ao lado dele, secretariaram a sessão os vereadores Cláudia Gomes (DEM) e Gardel Rolim (PDT). Os parlamentares acompanharam o início da sessão, logo quando da execução do Hino Nacional Brasileiro, de seus gabinetes.

“Hoje é o dia de coroamento da democracia, fruto de um período atípico em que participamos. Uma eleição diferente de tudo o que vivemos. Aquelas 43 pessoas, escolhidas pela livre vontade da população de Fortaleza, irão, a partir de hoje, ser representante da nossa cidade”, disse Elpídio. Ele destacou a necessidade de se respeitar o distanciamento e o isolamento social, exemplo dado pela Câmara Municipal.

Em grupos de cinco, os vereadores se dirigiram de seus gabinetes até o Plenário Fausto Arruda, onde fizeram juramento em respeito às leis vigentes do País, Estado e Município: “Prometo cumprir e fazer cumprir a constituição federal, a constituição do estado do Ceará, a lei orgânica do município de Fortaleza e as demais leis. Desempenhar com ética e decoro o mandato que me foi outorgado. Exercendo com patriotismo as funções do meu cargo. Assim o prometo”.

Após o processo de posse, a única chapa formada e apresentada foi eleita para o próximo biênio (2021-2022). A eleição foi realizada de forma aberta e os membros da nova Mesa Diretora foram escolhidos por unanimidade. Antônio Henrique (PDT) foi reconduzido para a presidência da Mesa Diretora, assim como Adail Júnior (PDT), que será, novamente, o vice-presidente da Casa Legislativa.

Além de Antônio Henrique e Adail Júnior, a Mesa Diretora terá como membros Ana Paula Brandão (PDT) na 2ª vice-presidência; Eudes Bringel (PSB) como 3º vice; Julierme Sena (PROS) na 1ª secretaria; Guilherme Sampaio (PT) como 2º secretário; e Kátia Rodrigues (Cid) como 3ª secretária. Tia Francisca, do PL, foi indicada como a primeira suplente; José Freire (PSD) o segundo suplente; e Erivaldo Xavier (PSC) o terceiro.

“Este presidente tem o compromisso de manter a Casa com as portas abertas para aqueles que querem uma Fortaleza melhor. Firmo esse compromisso não apenas com os parlamentares, mas principalmente, com o povo que permitiu que eu retornasse para esta Casa por mais um mandato”, disse Antônio Henrique, emocionado, durante discurso após recondução à presidência da Casa.

“Dedico minha gratidão a Deus. Sei que é por obra Dele que eu consegui chegar até aqui. Não é comum que um menino do Interior, vendedor de verdura, empacotador no mercado, chegar à presidência de um Poder. Que a minha vida seja um instrumento nas mãos Dele. Vem de Deus a força e o auxílio que eu preciso”, disse.

Antônio Henrique também se comprometeu em manter parceria com a Prefeitura de Fortaleza, com o Governo do Estado, destacando que a Casa Legislativa estará a disposição para trabalhar em busca do que for o melhor para a cidade. Ele destacou, ainda, o respeito à ciência e o esforço no que diz respeito à vacinação da população.

Chapa

Durante as negociações para composição dos nomes da Mesa Diretora, Antônio Henrique também acordou com seus pares a participação dos partidos nas comissões temáticas da Casa, o que deve ser anunciado posteriormente. Depois de conversas que duraram semanas, o parlamentar conseguiu formatar uma chapa que respeitou a proporcionalidade partidária na Mesa da Câmara Municipal.

A definição se deu, principalmente, após a escolha do secretariado do prefeito Sarto, o que só foi anunciado na quarta-feira (30) passada. Na última reunião, o PSB chegou a desistir de participação na Mesa Diretora para presidir duas comissões técnicas, o que não logrou êxito.

Na disputa interna entre Léo Couto e Eudes Bringel para ter espaço na Mesa, prevaleceu a indicação de Bringel que tinha o apoio do correligionário Fábio Rubens.

Membros da Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza 2021-2020:

Pres: Antônio Henrique (PDT)
Vice: Adail Júnior (PDT)
2º Vice: Ana Paula (PDT)
3º Vice: Eudes Bringel (PSB)
1º Sec: Julierme Sena (PROS)
2º Secretário: Guilherme Sampaio (PT)
3º Secretário: Kátia Rodrigues (Cidadania)

1º Suplente: Francisca das Chagas (Tia Francisca) – PL
2º Suplente: José Freire (PSD)
3º Suplente: Erivaldo Xavier (PSC)

 

Atraso 

A sessão, que estava programada para iniciar às 13h30 teve atraso. Por dificuldades na conexão de Internet, a solenidade teve que ser interrompida por duas vezes. Os problemas técnicos, claro, fizeram o evento se estender por toda a tarde.

O vereador Sargento Reginauro (PROS), ainda em tratamento de um linfoma, compareceu para a posse. Marcelo Lemos (PSL), que chegou a ter candidatura questionada pela Justiça Eleitoral, depois de diplomado, foi, enfim empossado como parlamentar reeleito.