Bruno Mesquita é afilhado político do ex-deputado. Foto: Divulgação.

O vereador Bruno Mesquita (PROS) apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza projeto que denomina de Rua Deputado Roberto Mesquita a atual Rua Rio Grande do Sul, na Capital cearense. O ex-deputado e ex-vereador de Fortaleza faleceu no último dia 17 de janeiro, vítima de câncer.

Além de político, Roberto Mesquita foi empresário de diversos segmentos, como do setor imobiliário, agropecuário e carcinicultura. Exerceu um mandato de vereador e dois de deputado estadual. Era casado e pai de três filhos.

Morre ex-deputado cearense Roberto Mesquita

Bruno Mesquita destaca que o ex-parlamentar sempre teve forte presença na área onde receberá a homenagem, tendo exercido, segundo disse, “relevante atuação no desenvolvimento e crescimento da região”. Segundo informou, a via foi escolhida para prestar a homenagem exatamente por cruzar os diversos bairros onde Roberto Mesquita prestou serviços durante seus dez anos de atividade parlamentar, como Bela Vista, Parque Universitário, Riacho Doce, Pici, Pan Americano, Demócrito Rocha e Couto Fernandes entre outros.

Na justificativa, o vereador  destaca que o ex-deputado teve sua atuação política marcada pelas posições firmes e bem fundamentadas, além da defesa de bandeiras como combate às drogas, transparência pública e agricultura, setores para os quais apresentou diversos projetos. “Mesmo como parlamentar de oposição, buscava ser propositivo, sempre visando contribuir, tendo sido respeitado e admirado inclusive por seus adversários políticos”.

O vereador lembra que ao lamentar o falecimento do ex-deputado, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), escreveu que Roberto Mesquita era um homem de visão perspicaz e indignado com as injustiças, e que fará falta aos cearenses. “Divergíamos bastante no campo das ideias, mas sempre convergíamos no objetivo maior de buscar o bem comum”, disse Sarto.

O governador Camilo Santana (PT) também se pronunciou lamentando a morte do ex-deputado. “O Roberto Mesquita era daquelas pessoas que a simples convivência se transformava em uma imensa carga de aprendizado. Era um homem exemplar, como amigo, como pai, como esposo. Como político, ao longo de dez anos, construiu um legado como poucos na história do Ceará”, finalizou Bruno Mesquita.