Plenário 13 de Maio. Foto: Blog do Edison Silva.

Deputados cearenses avaliam como positivas as ações da Assembleia Legislativa durante o ano de 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Eles reforçam que o pioneirismo do Parlamento estadual em realizar trabalhos de forma virtual possibilitou a aprovação de leis com objetivo de minimizar os efeitos da crise sanitária e econômica, sobretudo aos mais vulneráveis socialmente.

Segundo o deputado Tin Gomes (PDT), há possibilidade de o trabalho remoto de forma mista (online e presencial) continuar por todo este ano dando condições da Assembleia estender sua produtividade legislativa. “Foram soluções importantes tomadas, devido a um ano atípico, que permitem a realização do nosso trabalho da melhor forma”, salientou.

O deputado Antônio Granja (PDT) enfatiza que, apesar da pandemia de Covid-19, a Casa Legislativa não parou em nenhum momento. O parlamentar lembra que, por meios virtuais, foram realizadas reuniões das comissões técnicas e sessões plenárias. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que preside, por exemplo, realizou ao longo de 2020 cerca de noventa encontros.

“Ninguém parou. Foi um trabalho muito intenso, mesmo que virtualmente por um longo período, respeitando as legislações sanitárias, mas sem prejuízo”, salientou Granja. O parlamentar acredita ainda que, mesmo com a pandemia e as eleições municipais, o trabalho de forma virtual “acabou favorecendo ainda mais a participação dos deputados nas reuniões”.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) pontua que a Casa foi a primeira no Brasil a realizar trabalhos de forma virtual. “Enquanto o Congresso Nacional estava tentando se adaptar, como iria funcionar, a Assembleia Legislativa do Ceará já estava com sua equipe toda preparada para que pudéssemos votar projetos importantes”, lembra.

Walter cita também ações do Legislativo no enfrentamento da pandemia, como a destinação das emendas parlamentares no valor total de R$ 46 milhões; aprovação da mensagem de isenção de contas de água e luz para os mais carentes; obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas. O parlamentar, que é vice-líder do Governo na AL, reforça que o Ceará sempre saiu na frente no combate aos impactos da pandemia.

Para o deputado Carlos Felipe (PCdoB), “o único prejuízo que tivemos foi no debate, da participação da sociedade que poderia estar presente. Essa é uma lacuna que fica, mas conseguimos avançar com aprovações essenciais”. O deputado comunista afirma que o parlamento realizou seu papel, principalmente no enfrentamento à pandemia. “Fico feliz em ter contribuído nessa luta e continuar nesse enfrentamento”, disse.

O deputado Queiroz Filho (PDT) enfatiza o trabalho conjunto dos parlamentares. “Essa unidade é fundamental e é o principal legado que fica nessa Casa: essa participação conjunta”, aponta.

O deputado Nizo Costa (PSB) também concorda que o trabalho virtual deu condições para o funcionamento da Casa, aprovando matérias essenciais para o povo. “Pudemos dar condições para o Estado reforçar a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto em Fortaleza, quanto no interior”, destacou.

Nizo Costa parabeniza os servidores e toda a equipe técnica da Casa pelo empenho para que o Parlamento não parasse e elogiou o trabalho dos veículos de comunicação pela cobertura das ações do Legislativo.

Com informações da Ascom/ALECE.