A deputada Gleyce Elias (Avante-MG), integrante da Frente Parlamentar, destacou a importância da posto de Presidente da Câmara, haja vista a substituição no cargo de presidente da República na sua ausência e do vice: ”É a principal cadeira da democracia brasileira”.  Foto: Reprodução

A Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção retoma nesta manhã as entrevistas com candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados, para o biênio  2021-2023. Até o momento nove parlamentares disputam o cargo.

Hoje são esperados Baleia Rossi (MDB-SP); Capitão Augusto (PL-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP). A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) não participará das entrevistas por problemas de agenda.

Ontem foram entrevistados Alexandre Frota (PSDB-SP); Arthur Lira (PP-AL); Marcel Van Hattem (Novo-RS) e André Janones (Avante-MG).

Vale lembrar que a carta convite foram feitas a todos os candidatos e foi assinada por deputados de 20 partidos distintos.

Segundo os integrantes da frente, essa é a oportunidade de os presidenciáveis apresentarem seus planos para o comando da Casa nos próximos dois anos e destacar seus posicionamento sobre pautas que consideram prioritárias.

A iniciativa busca promover a transparência nas eleições internas da Casa e estimular o debate de pautas que farão o Brasil avançar. ”O intuito é dar ampla divulgação para que os candidatos possam expor suas propostas de forma clara e transparente, principalmente sobre as pautas de combate à corrupção”, explica a presidente do colegiado, deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

Na entrevista cada candidato responderá perguntas fixas e outras a serem sorteadas divididas em quatro temas: combate à corrupção, regimento interno da Câmara, trabalhos legislativos, reformas e relações políticas.

Eleição

A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será realizada na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta dos votos (257). Caso isso não ocorra, os dois candidatos mais votados irão para o segundo turno.

Fonte: Câmara dos Deputados